Procurar

Madeira registou 454 divórcios no ano passado

A Região Autónoma da Madeira registou, no ano passado, 454 divórcios, menos 66 que em 2023, o que representa uma "taxa bruta de divorcialidade de 1,8 por mil residentes", informou hoje a Direção Regional de Estatística.

Madeira registou 454 divórcios no ano passado

© Shutterstock

Lusa
30/09/2025 11:31 ‧ há 20 horas por Lusa

De acordo com os dados provisórios dos casamentos dissolvidos por divórcio neste arquipélago, o concelho da Ribeira Brava, na zona oeste da ilha da Madeira, foi o que registou mais casos (2,3 por mil habitantes), enquanto o município do Porto Moniz, na costa norte é o que apresenta a menor taxa (0,8).

 

Em 2024, 71,6% dos divórcios foram "por mútuo consentimento", tendo resultado os restantes 28,4% de processos "sem consentimento de um dos cônjuges", indica a mesma informação.

Segundo a análise estatística, a idade média ao divórcio foi de 48,9 anos para os homens e de 46,2 anos para as mulheres, valores que foram de 49,0 anos e 46,6 anos em 2023, respetivamente.

Dos divórcios decretados no ano passado, 67,8% foram de casamentos com duração superior ou igual a 10 anos (308), enquanto 32,2% decorreram de uniões com menos de 10 anos (146). Mais de 41% dos divórcios foram de casamentos com duração superior ou igual a 20 anos (188).

A DREM ainda destaca que 79 dos divórcios decorreram de casamentos com duração superior ou igual a 30 anos.

Leia Também: Nicole Kidman e Keith Urban separados depois de 19 anos de casamento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10