Procurar

Organizações lusófonas elogiam a cooperação portuguesa na AR

O papel da cooperação portuguesa nos países lusófonos foi hoje enaltecido na Assembleia da República por representantes de organizações de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe, que sublinharam a importância da continuidade deste apoio.

Organizações lusófonas elogiam a cooperação portuguesa na AR

© Lusa

Lusa
29/09/2025 20:04 ‧ há 4 dias por Lusa

Durante uma audição conjunta da Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), a Casa dos Direitos da Guiné-Bissau, a Federação das ONG de São Tomé e Príncipe (FONG-STP) e a Plataforma das ONG de Cabo Verde, os deputados da Comissão dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas ouviram de quem está no terreno a importância da cooperação portuguesa.

 

"A cooperação portuguesa continua essencial para o desenvolvimento de Cabo Verde", tendo sido "fundamental nos últimos 50 anos", disse Dirce Varela, diretora executiva da Plataforma das ONG de Cabo Verde.

Para esta responsável, para que a cooperação alcance os seus objetivos, o Estado deve saber gerir essa cooperação e esta deve respeitar o país recetor, a par de um envolvimento das organizações locais.

Dirce Varela reconheceu que nos últimos tempos se registou "uma mudança do paradigma da cooperação", mas que, sobretudo a portuguesa, continua persistente.

Miguel Barros, diretor executivo da Tiniguena, uma organização não governamental guineense que visa promover o desenvolvimento participativo e durável, baseado na conservação dos recursos naturais e culturais e no exercício da cidadania, também indicou a importância da cooperação portuguesa.

E defendeu um estreitamento da relação entre a Assembleia da República com as iniciativas de cooperação portuguesa nos locais onde estas são desenvolvidas.

Ao mesmo tempo, disse, a dimensão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deveria ser aproveitada para projetos mais próximos dos povos e não tão institucionalizados.

Filipa Oliveira, da Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), lamentou a diminuição dos valores da Ajuda Pública ao Desenvolvimento que se regista a nível global e alertou para eventuais riscos de desvio do seu orçamento para a defesa e segurança.

A dirigente disse que existem muitos bons exemplos da cooperação, sobretudo nas áreas da educação e saúde, nas quais também nem sempre corre tudo bem.

E sublinhou a importância dos projetos de cooperação não se afastarem do foco dos direitos humanos e da solidariedade.

Os deputados dos vários grupos parlamentares manifestaram interesse na aproximação entre o parlamento português e os promotores de projetos de cooperação nos vários países lusófonos, mostrando-se disponíveis para realizarem este acompanhamento.

Leia Também: PSD sem garantias de viabilização (da nova versão) da Lei de Estrangeiros

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10