O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (Cometlis) realizou, de 20 a 26 de setembro, várias ações no âmbito da fiscalização e "inspeção de cidadãos estrangeiros", através do Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço.
Segundo um comunicado enviado esta segunda-feira ao Notícias ao Minuto, foram fiscalizados 195 cidadãos estrangeiros.
"As ações de fiscalização decorreram sem incidentes e sem nada a registar", garante o Cometlis.
Na mesma nota, é ainda possível perceber alguns detalhes das operações em causa, nomeadamente, perceber que foram detidos dois homens, por situação ilegal em território nacional.
"Pelo que, após a presença a primeiro interrogatório judicial, foi decretado a um cidadão a medida de coação de colocação em Centro de Instalação Temporária e o outro cidadão decretado Termo de Identidade e Residência e apresentações semanais", explicam as autoridades.
Para além destas duas detenções, foram "elaboradas oito notificações de abandono voluntário de território nacional", assim como dado dado cumprimento a três medidas cautelares do Serviço de Informações de Segurança e elaborado um auto de notícia por contraordenação.
O mesmo comunicado adianta ainda que foram elaboradas duas notificações para a Agência para a Integração Migrações e Asilo, assim como elaborados "três autos de notícia por contraordenação por falta de emissão de fatura, CCTV irregular e interdição de fumar".
Por fim, é ainda detalhado que também foram apreendidos treze artigos de jogo, assim como 128 artigos contrafeitos.
Nas ações realizadas, estiveram envolvidos vários meios policiais, assim como autoridades externas, nomeadamente, seis Brigadas de Fiscalização de Estrangeiros do Cometlis, duas brigadas de Fiscalização Policial do Comando Metropolitano de Lisboa, duas Brigadas de Fiscalização de Estrangeiros do DPF/UNEF, sete equipas de Intervenção Rápida do Comando Metropolitano de Lisboa, assim como duas equipas da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
Leia Também: AIMA: Integração de imigrantes não está relacionada com nacionalidade