Procurar

Tempestade Gabrielle fez quase 200 ocorrências (maioria queda de árvores)

Maioria das ocorrências registadas até às 10h deste domingo foram quedas de árvores, com a Área Metropolitana do Porto a ter 88 das 194 situações. Também no Algarve e no Alentejo há agora registo de ocorrências.

Tempestade Gabrielle fez quase 200 ocorrências (maioria queda de árvores)

© Luis Boza/NurPhoto via Getty Images

Ana Teresa Banha com Lusa
28/09/2025 11:03 ‧ há 1 semana por Ana Teresa Banha com Lusa

O número de ocorrências registadas este domingo à passagem da tempestade Gabrielle aumentou para 194, de acordo com os registos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que compreendem o período entre a meia-noite e as 10h.

 

De acordo com o que fonte na ANEPC explicou ao Notícias ao Minuto, a maioria destas ocorrências continua a ser na região Norte, nomeadamente na Aérea Metropolitana do Porto (AMP). Do total de ocorrências, 124 registaram-se na região Norte e 88 na AMP.

Estes registos que são sequência da tempestade já eram maioritários nesta região, tal como já tinha avançado a ANEPC ao Notícias ao Minuto, num primeiro balanço feito com os dados atualizados até às 7h e que pode ver aqui (assim como imagens).

O novo balanço dá conta de que a maioria das ocorrências são agora quedas de árvores, com 64 ocorrências registadas nesta tipologia.

Seguem-se as inundações (60) e quedas de estruturas (42), havendo também registo de outras pequenas situações menos relevantes. Continua, ainda assim, sem haver registo de feridos devido ao fenómeno e as suas consequências.

No mesmo período entre a meia-noite e as 10 horas há agora registo de 38 ocorrências, Lisboa e Vale do Tejo aponta 25, e, agora, o Algarve tem nota de quatro ocorrências, enquanto o Alentejo registou outras três.

O que se segue? E para onde?

De acordo com Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ouvida pela SIC Notícias, o fenómeno "deverá, por volta da hora de almoço, entrar em Espanha" pela zona de Castelo Branco e Portalegre.

"Após a entrada em Espanha, durante a tarde, ainda vai soprar o vento com intensidade e rajadas, em especial na faixa costeira", anteviu a especialista.

Entretanto, na manhã deste domingo, a Agência Estatal de Meteorologia espanhola (Aemet) também emitiu um alerta para uma "situação potencialmente perigosa" e pediu "precaução" perante a previsão de chuvas de mais de 30-40 litros por metro quadrado numa hora.

Número de mortos das cheias em Valência sobe para 224

Número de mortos das cheias em Valência sobe para 224

O número de mortos devido às inundações ocorridas em 29 de outubro na província de Valência aumentou hoje para 224, após o óbito de uma mulher de 79 anos num hospital.

Lusa | 22:17 - 03/01/2025

"Precaução, pode haver inundações em zonas baixas e cheias repentinas nos cursos de água", assinala.

As chuvas podem "atingir intensidade torrencial em pontos da área mediterrânica, especialmente na Comunidade Valenciana", acrescenta.

Um novo pesadelo para Valência?

Note-se que o ano passado, em novembro, foi mesmo a Comunidade Valenciana que foi afetada fortemente com inundações, após chuvas de que não há registo no local. As cheias afetaram Valência e algumas regiões vizinhas, tendo morrido pelo menos 225 pessoas.

Imagens aéreas dão conta da destruição provocada pela DANA em Valência

Imagens aéreas dão conta da destruição provocada pela DANA em Valência

As autoridades partilharam um vídeo da zona de Torrent e "dos arredores da estrada V-30".

Notícias ao Minuto | 15:05 - 31/10/2024

O cenário que se instalou a meio de novembro levou mesmo a que fosse criada uma ma comissão de crise para monitorizar os efeitos da tempestade, tendo havido necessidade de distribuição de comida e existindo períodos em que não havia eletricidade e outros serviços.

Leia Também: Gabrielle traz chuva, avisos e agitação marítima: Eis os cuidados a ter

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10