Procurar

Há mais estágios para nutricionistas apesar de salário obrigatório mas não bastam

A oferta de estágios para aceder à profissão de nutricionista aumentou apesar de os estágios terem passado a ser remunerados, mas continua a ser insuficiente, com a Ordem a insistir na extinção desta etapa de formação.

Há mais estágios para nutricionistas apesar de salário obrigatório mas não bastam

© Shutterstock

Lusa
27/09/2025 11:06 ‧ há 2 dias por Lusa

Em declarações à Lusa, a bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON) adianta que, atualmente, há cerca de 200 estágios homologados, enquanto há dois anos não iam além dos 120, num contexto em que todos os anos saem das universidades cerca de 400 licenciados em Ciências da Nutrição ou Dietética e Nutrição.

 

Em dezembro de 2023, foi promulgado, na sequência da aprovação da Lei das Ordens Profissionais, o novo estatuto da ON, que obriga à remuneração dos nutricionistas estagiários em, pelo menos, valor correspondente ao salário mínimo mensal acrescido de 25% do seu montante.

Nessa altura, recorda Liliana Sousa, a associação profissional notou, apesar da preocupação da ON em celebrar protocolos, uma redução na oferta de locais de estágio, tendo, a partir de novembro de 2024, começado a existir uma recuperação no número de vagas.

Para a bastonária, tal aconteceu porque os locais que anteriormente ofereciam estágios e tinham deixado de o fazer compreenderam que os estagiários "eram importantes e faziam a diferença" no trabalho desempenhado, mesmo tendo um custo salarial.

Apesar disso, sublinha, os números atuais ficam "muito aquém das necessidades dos recém-licenciados" e, por isso, a ON tem insistido para que esta etapa seja extinta, uma vez que todas as licenciaturas que permitem aceder à profissão incluírem estágios curriculares.

Em março deste ano, foi agendada a discussão de diplomas nesse sentido na Assembleia da República, mas acabaram por cair com a dissolução do parlamento, tendo as reuniões entre a associação profissionais e vários grupos parlamentares sido retomadas na atual legislatura.

A extinção do estágio no acesso à profissão de nutricionista é também defendida pela Associação Nacional dos Estudantes de Nutrição (ANEN), por, sustenta, faltarem condições para todos os recém-licenciados cumprirem essa etapa.

"A ANEN reitera o seu posicionamento quanto à extinção do estágio de acesso à profissão, valorizando-se o processo de capacitação decorrente do estágio curricular integrado na formação académica conferente do título habilitante à profissão de nutricionista", frisa, por escrito, a associação.

À Lusa, a bastonária do ON aponta ainda um problema adicional que surgiu com a imposição no novo estatuto de que as provas de habilitação profissional têm de contar no júri com personalidade de reconhecido mérito que não seja nutricionista.

"Temos sido confrontados com a indisponibilidade com desses elementos de reconhecido mérito", lamenta Liliana Sousa, revelando que, no final deste mês, a associação se viu obrigada, à data de 19 de setembro, a desmarcar 50% das provas públicas relativas a relatórios e 34% das referentes a conhecimentos deontológicos.

Leia Também: Três receitas saudáveis aprovadas por nutricionistas portuguesas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10