Procurar

Atlânticoline cancela viagens Horta/Madalena/Velas devido a Gabrielle

A empresa de transporte marítimo de passageiros e viaturas nos Açores, Atlânticoline, cancelou as viagens previstas na Linha Verde (Horta/Madalena/Velas) para a tarde desta sexta-feira, devido às condições meteorológicas "adversas à navegação".

Atlânticoline cancela viagens Horta/Madalena/Velas devido a Gabrielle

© Lusa

Lusa
26/09/2025 11:38 ‧ há 1 dia por Lusa

A empresa informou na sua página na internet que, "devido às condições meteorológicas adversas à navegação, as viagens previstas na Linha Verde (Horta/Madalena/Velas) para a tarde desta sexta-feira estão canceladas".

 

No seu comunicado, a Atlânticoline agradece a compreensão dos passageiros, lamentando "quaisquer transtornos que este cancelamento possa causar".

A tempestade pós-tropical Gabrielle provocou oito desalojados e 103 ocorrências em várias ilhas dos Açores, sem causar feridos, segundo anunciou hoje o Governo Regional.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a tempestade estava pelas 08h30 locais (mais uma hora em Lisboa) de hoje, a afastar-se do arquipélago dos Açores.

"Neste momento, a depressão extra tropical Gabrielle já está a afastar-se do arquipélago", disse à agência Lusa, num ponto de situação pelas 08h30 locais, a meteorologista Elsa Vieira, da Delegação Regional dos Açores do IPMA, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Segundo a meteorologista, "a partir de agora vai começar a haver um aumento gradual [da melhoria] do estado do tempo" nos Açores.

"Ainda poderá ocorrer alguma rajada, em especial na [ilha] Terceira e, até ao meio-dia, no grupo Oriental [São Miguel e Santa Maria], mas no grupo Oriental de 100/110 de quilómetros por hora [km/h]", acrescentou.

O ciclone tropical Gabrielle, que atinge os Açores desde quinta-feira, deixou de ser um furacão de categoria 1 e passou a ser uma depressão pós-tropical.

Para as ilhas dos grupos Central (Pico, Faial, Graciosa, Terceira e São Jorge) e Ocidental (Flores e Corvo) foi emitido aviso vermelho -- o mais grave numa escala de três -- devido às previsões de precipitação, vento e agitação marítima.

O Governo Regional declarou situação de alerta até às 18h00 de sexta-feira, nos grupos Central e Ocidental, proibindo determinadas atividades.

Nestas ilhas, foram também encerrados serviços públicos não urgentes e essenciais, incluindo escolas.

Leia Também: São Miguel e Santa Maria sem "ocorrências de maior" e com "noite tranquila"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10