Procurar

Aerogare da Graciosa com danos que podem condicionar operação aérea

A tempestade pós-tropical Gabrielle provocou danos na aerogare da Graciosa, anunciou hoje o Governo Regional dos Açores, admitindo que os estragos podem causar constrangimentos na operação aérea para a ilha, com cerca de 4.100 habitantes.

Aerogare da Graciosa com danos que podem condicionar operação aérea

© Global Imagens

Lusa
26/09/2025 10:07 ‧ há 1 semana por Lusa

"Temos uma informação de última hora que se prende com impactos verificados na cobertura da aerogare da Graciosa", adiantou o secretário regional do Ambiente e Ação Climática, num ponto de situação na sede da Proteção Civil regional, na ilha Terceira.

 

Segundo Alonso Miguel, os estragos na aerogare "poderão causar constrangimentos na operação da infraestrutura e, consequentemente, na atividade aérea" que é assegurada pela SATA Air Açores.

O governante, que tutela a área da Proteção Civil nos Açores, disse que estava ainda a ser feita uma avaliação dos danos causados, não havendo "informação detalhada sobre esta matéria".

"A informação que temos é que houve danos causados na cobertura da aerogare da Graciosa e que neste momento as equipas da SATA [empresa que assegura o serviço de 'handling' na aerogare] estão no local a avaliar, para poderem perceber também a extensão e a gravidade desses impactos e até que ponto poderá ou não afetar a atividade aérea", salientou.

Alonso Miguel precisou que os possíveis constrangimentos na atividade aérea na ilha Graciosa estarão dependentes da "avaliação que está a ser feita e dos danos que tiverem sido provocados na aerogare".

"A informação que temos por parte da SATA é que já tem equipas no local e que estão a fazer uma avaliação da extensão destes danos", reforçou.

Estava previsto que o ciclone tropical Gabrielle passasse pelos Açores como furacão de categoria 1, mas transformou-se em tempestade pós-tropical.

O período mais crítico da tempestade ocorreu entre as 03h00 e as 09h00 locais (mais uma hora em Lisboa), com maior incidência nas ilhas Graciosa, Faial e Terceira.

As ilhas dos grupos Central (Pico, Faial, Graciosa, Terceira e São Jorge) e Ocidental (Flores e Corvo) estiveram sob aviso vermelho (o mais grave numa escala de três), devido a precipitação, vento e agitação marítima, mantendo-se ainda no grupo Central, até às 12h00 de hoje, os avisos vermelhos relativos a vento e agitação marítima.

O Governo Regional declarou situação de alerta entre as 18h00 de quinta-feira e a mesma hora de hoje, nos grupos Central e Ocidental, proibindo determinadas atividades.

Nestas ilhas, foram também encerrados serviços públicos não urgentes e essenciais, incluindo escolas.

[Notícia atualizada às 10h41]

Leia Também: AO MINUTO: Gabrielle faz oito desalojados nos Açores; 103 ocorrências

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10