"Investigadores do Seminário de Estudos e Investigação Pré-histórica da Universidade de Barcelona identificaram o objeto mais antigo feito de marfim de hipopótamo da Península Ibérica", referiu a UB num relatório.
O objeto de marfim foi descoberto no sítio Arqueológico de Bòbila Madurell, em Barcelona.
A descoberta pertence ao segundo quartel do terceiro milénio antes de Cristo (a.C.), ou seja, entre 2500 a.C. a 2250 a.C., durante a Idade do Cobre, um período da pré-história caracterizado pela descoberta e utilização do cobre como primeiro metal para a criação de ferramentas.
Archaeologists have identified the oldest hippopotamus ivory object in Iberia, found at Bòbila Madurell (Barcelona). Dating to c. 2500 BCE, it shows Copper Age communities were linked to long-distance trade networks reaching Africa and the Near East.https://t.co/iqQX5Ejt4E… pic.twitter.com/iRXvr1cwvk
— De Antiquis (@DAntiquis) September 26, 2025
Durante a Idade do Cobre, o objeto de marfim de hipopótamo não foi encontrado no Mediterrâneo Ocidental, pelo que a peça abre novas perspetivas para o estudo das redes de troca de longa distância com a costa oriental do mar.
O objeto estudado foi documentado em 1977 durante escavações anteriores e está no Museu de História de Sabadell, em Barcelona.
Em setembro de 2025, os investigadores da UB conseguiram identificar a origem e a idade do objeto, sendo que os resultados do estudo foram publicados no Journal of Archaeological Science Reports.
A peça tem pouco mais de 10 centímetros de comprimento por 13,2 milímetros de largura e pesa 11 gramas, com uma superfície polida (lisa) e manchas de pigmento vermelho.
Para os investigadores, o objeto de marfim de hipopótamo pode ser uma espécie de estatueta ou um objeto ligado a têxteis (tecidos), como por exemplo, uma espada de tecelagem (ferramenta usada para juntar fios de tecido).
A probabilidade do objeto ser uma espada de tecelagem está relacionada com a presença de duas espirais de fuso (instrumento para produzir fios de tecido) na mesma estrutura onde o objeto foi encontrado.
Leia Também: Hipopótamo causa naufrágio na Costa do Marfim. Há 11 desaparecidos