O Arquipélago dos Açores será atingido pelo furacão Gabrielle "nas próximas horas", que trará "ventos muito fortes, chuvas intensas e ondas perigosas". Para ajudar a população, a Polícia de Segurança Pública (PSP) divulgou uma série de "recomendações importantes".
Nas próximas horas, os condutores deverão ter "atenção aos sinais de trânsito temporários e aos alertas de condições adversas".
Devem ainda "evitar viagens longas em condições agravadas" e "verificar as condições meteorológicas antes de conduzir".
Além disso, é recomendado fazer a "manutenção do veículo, incluindo o sistema de travões, luzes e pneus, para garantir que esteja apto para condições adversas".
Durante períodos de "chuva intensa", devem "reduzir a velocidade, aumentar a distância de segurança, evitar travagens bruscas e usar as luzes de cruzamento".
Já com "nevoeiro ou neblina", a PSP recomenda que o condutor "use as luzes de nevoeiro, reduza a velocidade, aumente a distância entre viaturas e evite ultrapassagens".
Deve também evitar conduzir em "zonas com vento forte". No entanto, se for mesmo necessário, terá de manter as "duas mãos no volante", ter "atenção a objetos soltos na estrada" e "cuidado na ultrapassagem de veículos de grandes dimensões".
No alerta, divulgado nas redes sociais, a PSP recomendou ainda:
- Evite deslocações não essenciais, sobretudo em zonas costeiras ou de risco;
- Recolha ou fixe objetos no exterior que possam ser projetados pelo vento;
- Afaste-se de falésias, zonas portuárias e áreas de rebentação;
- Acompanhe as informações oficiais da Proteção Civil, IPMA e PSP.
Estado do tempo nos Açores agravar-se-á no final desta quinta-feira
O ciclone tropical Gabrielle deverá passar pelos Açores como furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson (escala de 1 a 5, em que 5 é a categoria mais grave), provocando um agravamento do estado do tempo a partir do final do dia de hoje.
No Grupo Central (Pico, Faial, Graciosa, Terceira e São Jorge) preveem-se "precipitação forte, vento com rajadas na ordem dos 200 quilómetros/hora de sul, a rodar para noroeste, e agitação marítima com ondas entre os oito e 10 metros de altura significativa, podendo a onda máxima atingir os 14 a 18 metros".
No grupo Ocidental (Flores e Corvo) também haverá precipitação forte e rajadas até 130 quilómetros/hora, com ondulação idêntica à do grupo Central.
Estes dois grupos estão com vários avisos vermelhos do IPMA - o mais grave numa escala de três - entre o final do dia de hoje e a manhã de sexta-feira.
Nas ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo Oriental) são esperadas "precipitação por vezes forte", rajadas entre 100 e 120 quilómetros/hora, e ondas até nove metros de altura significativa.
O Governo Regional já declarou situação de alerta, entre as 18h00 de hoje e as 18h00 de sexta-feira, nos grupos Central e Ocidental, proibindo determinadas atividades, devido à passagem do ciclone tropical.
Leia Também: Grupo Oriental dos Açores a laranja: Ventos podem atingir 200 km/h