Três homens foram detidos em Oleiros, na Sertã, por estarem em território nacional de forma ilegal.
A detenção ocorreu na sequência de uma ação de fiscalização direcionada a explorações agrícolas e florestais, que foi realizada no dia 16 de setembro, pela Guarda Nacional Republicana (GNR)
Os detidos têm entre 26 e 40 anos e permaneciam ilegalmente em território nacional.
No decurso da ação, desencadeada pelo Comando Territorial de Castelo Branco, através do Destacamento Territorial da Sertã, apurou-se que os indivíduos "não possuíam documentos de identificação válidos, passaporte ou título de residência, situação confirmada através dos sistemas de informação disponíveis, com o apoio da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE), motivo pelo qual foram imediatamente detidos".
A ação de fiscalização visou dois operadores económicos locais e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Oleiros, refere a GNR em comunicado enviado às redações.
Operações de fiscalização intensificam-se
Recorde-se que as autoridades têm intensificado a fiscalização a trabalhadores em possível situação ilegal no nosso pais.
Ainda na semana passada foi levada a cabo uma operação em Odemira, que culminou com dois detidos.
Nesta, foram "fiscalizados 580 cidadãos estrangeiros, com idades compreendidas entre os 17 e os 64 anos". No final, duas pessoas, com 26 e 27 anos foram detidos, pelo crime de permanência ilegal em território nacional.
Além das duas detenções, foram elaborados dois autos de notícia por permanência ilegal em território nacional e 101 autos de contraordenação, no âmbito do regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros de território nacional.
Foram ainda elaborados 41 autos de contraordenação, no âmbito da legislação rodoviária, relacionados com o transporte de trabalhadores agrícolas.
Leia Também: Homem sofre ferimentos graves após queda numa ravina em Odemira