O adjunto do comando dos bombeiros de Montalegre, Júlio Lopes, disse à agência Lusa que pelas 19:10 o fogo estava a ceder aos meios, mantendo-se ativas duas frentes, uma delas "praticamente dominada".
O vento forte e os fracos acessos dificultaram o combate a este incêndio, que reativou hoje, pelas 14:42, em Santo André, depois de ter ficado concluído no domingo.
De acordo com o responsável, as chamas consomem área de carvalhos, pinhal e mato, adiantando que a frente que avançava em direção à aldeia de Solveira é que está a "ficar consolidada".
O adjunto do comandando dos bombeiros de Montalegre referiu ainda que a diminuição da temperatura para os sete a oito graus e o aumento da humidade previstos para esta noite podem ajudar a dominar o fogo.
Júlio Lopes referiu tratar-se de uma reativação do incêndio que teve início pelas 01:20 de sábado, que se propagou com duas frentes, uma das quais em direção a Espanha, e que queimou cerca de mil hectares na serra do Larouco, no norte do distrito de Vila Real.
Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 19:40 estavam mobilizados para este fogo 189 operacionais, que contavam com o apoio de 59 viaturas.
Leia Também: Reativação em Montalegre mobiliza 109 operacionais e 4 meios aéreos