Procurar

Arguidos libertados por excesso de prisão preventiva faltam a julgamento

Três dos seis acusados de pertencerem a uma rede internacional de tráfico de droga, libertados da prisão preventiva por excesso de prazo, não compareceram hoje à sessão do julgamento no Tribunal de Portimão.

Arguidos libertados por excesso de prisão preventiva faltam a julgamento

© ShutterStock

Lusa
22/09/2025 19:13 ‧ há 1 semana por Lusa

Dos seis arguidos que estavam em prisão preventiva e que foram libertados no passado dia 15, o esloveno Igor Jakovina, e os brasileiros Gabriel Carvalho, de 39 anos, e Fabrício Baía, de 29, não compareceram ao julgamento.

 

Fonte policial disse à Lusa que "há suspeitas" de que os dois homens brasileiros, alegadamente ligados ao grupo brasileiro Primeiro Comando da Capital (PCC), "tenham já abandonado o território português".

Presentes no banco dos réus estiveram o tunisino Ayari Chokri, de 65 anos, o brasileiro Sérgio Júnior, de 26, e o português Edgar Teixeira, de 48.

Os seis arguidos são suspeitos de pertencerem a uma rede internacional de tráfico de droga e foram detidos em março de 2023, em Vale Paraíso, em Albufeira, durante uma operação policial em que foram apreendidos 1.200 quilogramas de cocaína no interior de um camião.

Todos os homens estiveram em prisão preventiva, num estabelecimento prisional de Lisboa, até ao início do julgamento a  5 de setembro, acusados de tráfico agravado de estupefacientes e associação criminosa.

A libertação dos seis suspeitos ocorreu por ter sido ultrapassado o prazo máximo de prisão preventiva, medida que tinha sido prorrogada com a classificação do processo como de "especial complexidade", tendo em conta o número de arguidos e o caráter altamente organizado do crime.

Face à ausência injustificada dos três arguidos, o tribunal aplicou a cada um deles uma multa de duas Unidades de Conta (cada uma tem o valor de 102 euros), conforme previsto na lei.

Apesar das ausências, o julgamento prosseguiu hoje com a inquirição de dois inspetores da Polícia Judiciária, arrolados como testemunhas pelo Ministério Público, e que participaram nas operações de vigilância, seguimento e detenção dos arguidos.

A próxima sessão do julgamento está agendada para o dia 20 de outubro, às 09h15.

Leia Também: PJ deteve homem suspeito de violação e violência doméstica em Braga

 

JPC // FPB

Lusa/Fim

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10