Procurar

Governo diz que interoperabilidade é um objetivo fundamental

O ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, afirmou hoje, em Lisboa, que a "interoperabilidade é um objetivo fundamental" e que é possível "conciliar interoperabilidade com privacidade".

Governo diz que interoperabilidade é um objetivo fundamental

© Lusa

Lusa
19/09/2025 18:19 ‧ há 2 semanas por Lusa

O governante defendeu que é possível integrar a interoperabilidade dentro do Estado sem comprometer a privacidade dos cidadãos, referindo-se ao envio de documentos para as instituições públicas.

 

O ministro pretende eliminar a necessidade de enviar o mesmo documento mais do que uma vez para o Estado, promovendo a sinergia entre as diferentes instituições estatais.

"Só com interoperabilidade é que nós conseguimos cumprir o princípio só uma vez [...] e é muito difícil de cumprir, porque os vários departamentos do Estado não têm sistemas informáticos que comuniquem entre si", disse em declarações aos jornalistas à margem de almoço-debate promovido pela AmCham Portugal - Câmara de Comércio Americana em Portugal, em Lisboa.

"É claro que a privacidade, o respeito pelos dados pessoais é uma preocupação que temos, mas outros países, como é o caso da Estónia, como é o caso da Dinamarca, garantem interoperabilidade cumprindo e assegurando a privacidade dos cidadãos", acrescentou.

Leia Também: Marcelo promulga criação do Instituto para o Ensino Superior

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10