Procurar

Projeto de quartel da GNR em Matosinhos concluído e à espera do MAI

O projeto de execução do novo edifício da GNR de Matosinhos está concluído e aguarda apenas a aprovação do Ministério da Administração Interna para avançar, anunciou hoje a autarquia, que prevê o arranque da obra até julho de 2026.

Projeto de quartel da GNR em Matosinhos concluído e à espera do MAI

© ShutterStock

Lusa
19/09/2025 13:01 ‧ há 1 semana por Lusa

País

GNR

Em comunicado, a Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto, referiu que o edifício, a ser construído no Freixieiro, aguarda apenas a aprovação final por parte do MAI para avançar.

 

O novo quartel ficará num terreno municipal anteriormente ocupado pelo horto, situado entre a Avenida Mário Brito (EN107) e o terminal TIR, especifica, acrescentando que "a localização foi estrategicamente escolhida para reforçar a presença da GNR nas freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, bem como em zonas limítrofes dos concelhos da Maia e Vila do Conde".

Segundo a Câmara de Matosinhos, o investimento insere-se num protocolo de cooperação entre o município e o Estado, que contempla a cedência gratuita do direito de superfície por 50 anos e a elaboração do projeto técnico por parte da autarquia.

"A iniciativa está alinhada com o plano nacional de modernização das infraestruturas das forças de segurança", reforça a câmara.

Para a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, este novo destacamento representa um passo decisivo na melhoria das condições de trabalho dos profissionais da GNR e no reforço da segurança pública no território.

Os militares da GNR estão instalados provisoriamente na antiga escola da Biquinha, depois de terem que abandonar as instalações que ocupavam na Quinta da Conceição, por estas não reunirem condições adequadas para o exercício da atividade operacional.

Em agosto de 2021, a Câmara de Matosinhos disse que assumia a elaboração do projeto de construção do novo quartel da GNR, perante a "urgência" desta força policial ter novas instalações.

A decisão do município em avançar com o projeto prendeu-se com o "volume de processos existentes" na Secretária-Geral do MAI e à necessidade de uma "resposta célere" à situação.

Leia Também: Preventiva para suspeito de roubo por esticão em Oliveira de Azeméis

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10