Procurar

Avaria de válvula em ETAR da Maia gera descarga de lamas no rio Leça

Uma avaria nas válvulas de purga dos decantadores secundários da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Parada, na Maia, desencadeou na terça-feira à noite a descarga de lamas para o rio Leça, revelou hoje a Câmara Municipal.

Avaria de válvula em ETAR da Maia gera descarga de lamas no rio Leça

© Câmara Municipal da Maia/ Facebook

Lusa
17/09/2025 19:49 ‧ há 2 semanas por Lusa

País

Maia

Em comunicado enviado à Lusa, a autarquia da Maia, no distrito do Porto, esclareceu que a situação provocou "a retenção de lamas neste processo, acabando estas por ser libertadas por onde devia sair, apenas, água tratada, o que contribuiu para a alteração da qualidade do efluente final".

 

A válvula de purga é uma componente que remove ou expulsa ar, gases, ou outros contaminantes do sistema, garantindo o bom funcionamento do sistema, explica na nota de imprensa a Câmara da Maia, garantindo que "em momento algum ocorreu 'bypass' de esgoto para o rio Leça, uma vez que não houve descarga de afluente bruto".

"O que foi encaminhado [para o rio Leça] corresponde a efluente final pré-tratado", sublinha o comunicado.

Na sequência da anomalia, acrescenta, "foram realizadas diversas manobras nos decantadores secundários para apurar a sua origem, confirmando-se a avaria numa das válvulas de purga", após o que a situação foi "imediatamente reportada pelos Serviços Municipalizados da Maia, entidade gestora da ETAR, à autoridade nacional da água, tendo sido efetuados todos os esforços para a sua resolução com a máxima urgência".

Os trabalhos de retoma do funcionamento destes órgãos tiveram início às 8h30 de hoje, lê-se ainda.

No comunicado, o município informa que a válvula "vai ser substituída" e que, enquanto decorrem as intervenções técnicas necessárias para reparar a avaria, "estão a ser adicionados coagulante e antiespuma ao processo de tratamento, de forma a minimizar os impactos e assegurar a melhor qualidade possível do efluente final".

O rio Leça nasce em Santo Tirso e, ao longo de 48 quilómetros, passa pelos concelhos de Valongo, Maia e Matosinhos, onde desagua no oceano Atlântico.

Leia Também: Rio Lis. Águas do Centro Litoral contrata equipa para avaliar danos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10