Procurar

Governo autoriza videovigilância junto ao Palácio Nacional de Mafra

A instalação e utilização de um sistema de videovigilância na zona envolvente do Palácio Nacional de Mafra já foi autorizada pelo Governo, segundo um despacho publicado hoje em Diário da República.

Governo autoriza videovigilância junto ao Palácio Nacional de Mafra

© Lusa

Lusa
15/09/2025 18:03 ‧ há 2 semanas por Lusa

País

Mafra

No despacho, o secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, autoriza a instalação e funcionamento de um sistema de videovigilância, composto por quatro câmaras, "operado de forma a garantir a efetiva salvaguarda da privacidade e da segurança".

 

O sistema de videovigilância está previsto funcionar "ininterruptamente 24 horas por dia", durante três anos, podendo o prazo ser renovado mediante autorização do Governo.

Está impedida a visualização de locais privados.

Questionado pela agência Lusa, o município do distrito de Lisboa esclareceu que, "na sequência da autorização concedida, está já a operacionalizar o lançamento de procedimento aquisitivo da solução tecnológica necessária, com vista à sua entrada em produção", sem contudo avançar datas.

Em 2019, a Câmara Municipal investiu mais de nove mil euros na aquisição das infraestruturas físicas de suporte e cablagens.

"Face à crescente afluência de transeuntes, nomeadamente turistas, na zona fronteira ao Palácio Nacional de Mafra, e tratando-se de património de reconhecido valor histórico-cultural, considera-se que a instalação de um sistema de videovigilância concorre para uma maior segurança de pessoas e bens", justificou a autarquia.

Leia Também: Obras. Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra encerrada até final do ano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10