Procurar

Veleiro surpreendido por orcas afundou "em menos de uma hora"

Oceanview foi o primeiro veleiro da Nautic Squad, que assegura que, "apesar da dor de ver partir uma embarcação tão especial", o episódio "foi marcado por algo maior: a união e a prontidão da comunidade náutica".

Veleiro surpreendido por orcas afundou "em menos de uma hora"

© Mercedes Benz Oceanic Lounge

Tomásia Sousa
14/09/2025 14:50 ‧ há 3 semanas por Tomásia Sousa

País

Orcas

O veleiro que foi abalroado por um grupo de orcas, no sábado, perto da Costa da Caparica, acabou "por afundar em menos de uma hora", após os lemes e o casco terem sido destruídos, explica o clube de vela Nautic Squad, ao qual a embarcação pertencia. 

 

Num comunicado enviado este domingo às redações, a empresa explica que o incidente aconteceu "ao largo entre o Bugio e o Cabo Espichel", quando o veleiro Oceanview "estava a ser usufruído por um sócio do Clube".

"A bordo encontravam-se quatro pessoas, todas resgatadas em segurança e sem ferimentos. O ataque destruiu os lemes e danificou o casco, levando à entrada de água impossível de conter, mesmo com todos os meios mobilizados", acrescenta a mesma nota.

A Nautic Squad adianta que, "apesar da dor de ver partir uma embarcação tão especial" - o primeiro veleiro do clube, adquirido em 2020 - o episódio "foi marcado por algo maior: a união e a prontidão da comunidade náutica".

“O Oceanview pode ter-se perdido no fundo do mar, mas o apoio que vivemos à superfície mostrou-nos que ser sócio de um Clube faz toda a diferença. Nos bons momentos, partilhamos conquistas. Nos maus, ninguém fica sozinho”, sublinha a direção.

"Hoje, o Oceanview descansa no fundo do mar. Mas o sonho não se afundou com ele", garante a empresa, que promete para breve "novidades na frota".

"Mais do que uma perda material, este episódio recorda-nos o valor inestimável de pertencer a uma comunidade que responde, apoia e protege, mesmo quando o mar nos põe à prova", conclui o clube de vela.

Recorde-se que nove pessoas que seguiam no sábado em duas embarcações, ao largo de Cascais e da praia da Fonte da Telha, tiveram de ser auxiliadas, por causa de "uma interação com orcas", anunciou a Autoridade Marítima Nacional.

Em Cascais, a embarcação foi retirada do local com o auxílio de uma outra que se encontrava nas proximidades.

Quanto ao veleiro, ao largo da praia da Fonte da Telha, foi transportado para o porto de abrigo de Oeiras.

Leia Também: Grupo de orcas afunda veleiro na Costa da Caparica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10