A semana arrancou com chuva, mas termina com sol e calor - e o cenário deverá manter-se para o fim de semana e arranque da próxima semana. É certo que o regresso às aulas está aí à porta, mas ainda não é caso para arrumar as sandálias e roupas frescas: vêm aí temperaturas acima dos 30ºC.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir desta sexta-feira e "até dia 16", terça-feira, "prevê-se uma intensificação da crista anticiclónica em direção a Portugal continental", o que se traduzirá em "dias de céu pouco nublado ou limpo", embora com nebulosidade baixa, e eventualmente neblinas e nevoeiros matinais "no litoral a norte do Cabo Raso até final da manhã, a qual poderá persistir no Minho em alguns dos dias".
Quanto a temperaturas - que, nota o IPMA, "têm estado abaixo da média para a época do ano" - já começaram a subir ligeiramente na quinta-feira, mas deverão registar nova subida no domingo, dia 14, "mais significativa e generalizada a todo o território".
No domingo e na próxima segunda-feira, as máximas deverão variar entre os 30 e 35 °C na região Sul, no vale do Tejo e em alguns locais do interior Norte e Centro, regiões onde os valores estarão acima da média para a época do ano. Os distritos mais quentes deverão ser Castelo Branco, Évora e Beja, que chegam aos 35 graus.
Já no restante território os valores das temperaturas máximas serão inferiores a 30°C. É o caso do Porto e de Aveiro, onde os termómetros não deverão ir além dos 24 graus. Abaixo disso, só Viana do Castelo, onde a temperatura máxima prevista é de 22 graus.
Leia Também: Portugal regista em 2025 verão mais quente dos últimos 94 anos