O antigo ministro da Educação, João Costa deixou, esta quinta-feira, 11 de setembro, uma provocação ao líder do Chega, André Ventura, nas redes sociais.
"Digam ao André Ventura que, se o Presidente da República (PR) for aos Camarões, não é a um festival de marisco", escreveu na sua página de Facebook, ao que um dos seus seguidores acrescentou: "E se for ao Butão, não é uma fábrica de têxteis"
Recorde-se que o presidente do Chega acusou o Chefe de Estado de se deslocar à Alemanha para ir a um festival de hambúrgueres, referindo-se à iniciativa Bürgerfest, que na verdade é uma Festa dos Cidadãos, em Berlim.
Esta acusação ao Presidente da República foi feita por André Ventura nas redes sociais na quarta-feira, depois de o Chega no Parlamento ter votado contra a deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa à Alemanha, para uma visita oficial, entre hoje e sábado, a convite do seu homólogo alemão.
"O Parlamento aprovou a ida do Presidente da República à Alemanha para ir a um festival de hambúrgueres. À conta dos nossos impostos. Acham isto normal? Será que os portugueses não se revoltam?", lê-se numa mensagem publicada pelo presidente do Chega na rede social X e, entretanto, apagada.
Num vídeo publicado no Instagram, em que aparece com um documento na mão, André Ventura faz a mesma acusação, referindo-se ao encontro Bürgerfest como sendo "um festival de hambúrgueres", quando na verdade se trata de uma Festa dos Cidadãos, na tradução para português, realizada nos jardins do palácio presidencial, em Berlim.
André Ventura apagou, entretanto, o vídeo e a publicação sobre o Bürgerfest. Porém, tarde demais. Ao longo dos dias foram muitas as (divertidas) reações à gafe do presidente do Chega.
[Notícia atualizada às 16h43]
Leia Também: Ventura acusa PR de ir a festival de hambúrgueres. É a Festa dos Cidadãos