Procurar

Portugal condena ataque israelita a Doha: "Escalada de violência"

O Governo português condenou hoje o ataque israelita em Doha, que considerou violar a soberania do Qatar e aumentar o "risco de escalada de violência na região". 

Portugal condena ataque israelita a Doha:  "Escalada de violência"

© Lusa

Lusa
09/09/2025 20:25 ‧ há 9 horas por Lusa

"Reforçamos que a prioridade é o cessar-fogo imediato e a libertação dos reféns. A solução de dois Estados é essencial para uma paz estável", afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros, numa publicação na rede social X. 

 

Outros países europeus, como França, Reino Unido, Alemanha e Espanha também condenaram hoje o bombardeamento em Doha, que provocou a morte de pelo menos seis pessoas, cinco das quais do Hamas e de um polícia do Qatar. 

O filho do negociador principal do Hamas, Khalil al-Hajjah, e o seu chefe de gabinete estão entre as vítimas, bem como três guarda-costas, segundo o movimento islamita palestiniano. O Qatar também denunciou a morte de um polícia e vários feridos entre as forças de segurança.  

O ataque israelita procurava visar os altos funcionários do Hamas que participam nas negociações de cessar-fogo na Faixa de Gaza com Israel.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou que este ataque foi uma resposta ao atentado de segunda-feira em Jerusalém em que dois palestinianos da Cisjordânia ocupada mataram a tiro seis pessoas numa paragem de autocarro.

O atentado foi reividicado hoje pelo braço armado do Hamas, as Brigadas al-Qasam. 

O ataque também surge após o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Gideon Saar, ter afirmado que Israel aceitou a proposta de cessar-fogo dos Estados Unidos que prevê a libertação de todos os reféns israelitas. 

Leia Também: Ataque em Doha "pode abrir caminho" para fim da guerra, diz Netanyahu

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10