A 2.ª edição da iniciativa vai contar com debates, conversas, 'masterclasses' e sessões no formato Pecha Kucha (apresentação concisa onde o orador exibe 20 imagens, cada uma por 20 segundos).
Para pensar em conjunto "o jornalismo que queremos", haverá também uma Feira de Meios, com publicações de vários projetos de jornalismo independente, adianta o Goethe-Institut, que organiza os encontros, em conjunto com os órgãos de comunicação social 7Margens, CCA -- Comunidade Cultura e Arte, Gerador, Médio Tejo, Mensagem de Lisboa, Projecto Inocência, RIA, Rimas & Batidas e o Shifter & LPP, em parceria com a Europa Criativa Portugal e a Fundação Friedrich Ebert em Portugal.
Os MediaCon arrancam no dia 10, às 10:00, com uma 'masterclass' de Joana Lobo Antunes sobre comunicação de ciência, dirigida sobretudo a jornalistas e estudantes de jornalismo.
Segue-se às 11:30 uma conversa sobre bolsas de investigação e apoios ao jornalismo, e às 14:00 uma 'masterclass' sobre jornalismo transfronteiriço, por Paulo Pena, que integra a equipa internacional do Investigate Europe.
Joana Guerra Tadeu, Gonçalo Taborda, Patrícia Barnabé e Catarina Carvalho vão refletir, às 17:00, sobre criação de conteúdos e acesso à informação.
Às 19:00, Marc Engelhardt, diretor da plataforma de jornalismo colaborativo Correctiv (Suíça), Vania Baldi, professor e investigador italiano no Iscte, e Joana Gorjão Henriques, jornalista no diário português Público, vão debater como a tecnologia abriu palco aos populismos no jornalismo.
No dia seguinte, à mesma hora, a conversa versará sobre literacia mediática e verificação de factos, reunindo Alba Tobella (Verificat), Mariana Ochs (EducaMídia), Marta G. Franco (Laintersección) e Margarida Maneta (Universidade Lusófona, CICANT).
"O estado da crítica cultural no panorama atual" é o tema da conversa agendada para dia 11, às 11:30, com a participação de Cláudia Lucas Chéu, Filipa Vaz Teixeira e José Teixeira.
Para a tarde do segundo dia de encontros estão programadas uma 'masterclass' e duas conversas.
Às 14:00, Isabel Marques, diretora de informação da RIA - Rádio Universitária de Aveiro, irá explicar como funciona a redação de uma rádio universitária.
Às 15:00, Pedro Jerónimo (LabCom), Nuno Francisco (Jornal do Fundão) e Patrícia Fonseca (MedioTejo) vão refletir sobre o jornalismo regional, seguindo-se, às 17:00, um debate com as fotógrafas Bárbara Monteiro (Narrativa) e Vera Marmelo sobre o papel da fotografia na criação de narrativas.
Com entrada livre (ainda que certas atividades tenham inscrição prévia), os encontros de jornalismo MediaCon pretendem promover a reflexão sobre o papel do jornalismo no contexto atual e aprofundar temas específicos, como a crítica cultural, o jornalismo transfronteiriço ou a comunicação de ciência.
Leia Também: Protesto por jornalistas mortos em Gaza "não é político"