O cidadão alemão, pai do menino de três anos que sobreviveu ao descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, na passada quarta-feira, foi encontrado com vida após as autoridades terem assumido que tinha morrido. Segundo a Polícia Judiciária (PJ), encontra-se internado no Hospital de São José.
"O cidadão alemão dado, ontem, como sendo uma das vítimas mortais, veio a apurar-se, durante a noite, que se encontra internado no Hospital de São José", indicou a PJ num comunicado enviado às redações esta sexta-feira.
Segundo revelou a CNN Portugal, a família da vítima veio para Portugal para identificar o corpo no Instituto de Medicina Legal.
No entanto, após não conseguirem identificar o alemão, os familiares decidiram, já nas ruas da capital, mostrar a uma fotografia do familiar a um polícia.
A família foi, então, encaminhada para o Hospital de São José, onde estava um ferido por identificar e apurou-se que se tratava do cidadão alemão.
Sabe-se também que a mulher do cidadão alemão, mãe do menino de três anos, também ficou ferida e foi encaminhada para o Hospital de Santa Maria.
Esta manhã, a PJ revelou que "estão confirmadas as nacionalidades das 16 vítimas mortais" do acidente, que foram "identificadas cientificamente, com a colaboração do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses".
Assim, entre as vítimas mortais estão cinco portugueses, dois sul-coreanos, um suíço, três britânicos, dois canadianos, um ucraniano, um norte-americano e um francês.
Recorde-se que o Elevador da Glória, localizado no centro de Lisboa, descarrilou pelas 18h04 de quarta-feira, na Calçada da Glória.
O acidente provocou 16 vítimas mortais e mais de 20 feridos. Entre os feridos transportados ao hospital havia pelo menos dez nacionalidades diferentes: quatro portugueses, dois alemães, dois espanhóis, um coreano, um cabo-verdiano, um canadiano, um italiano, um francês, um suíço e um marroquino. Tratam-se de 12 mulheres e sete homens, com idades entre os 24 e os 65 anos.
O Consulado do Brasil em Portugal informou também que havia registo de dois brasileiros feridos no acidente. Em conferência de imprensa, o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Santos Almeida, na quinta-feira, indicou tratar-se de dois homens, um dos quais com residência em Portugal. Ambos já tiveram alta hospitalar.
Há ainda seis feridos internados nos hospitais de São José e Santa Maria e, segundo adiantaram as unidades de saúde à agência Lusa, o seu estado de saúde não se alterou durante a noite.
No Hospital de São José estão ainda internados quatro feridos: um mantém-se nos cuidados intensivos e três estão "em situação controlada". Já no Hospital de Santa Maria estão duas pessoas, uma nos cuidados intensivos e outra no serviço de observação da urgência.
A Lusa disse ainda que aguarda sobre a evolução do estado de saúde dos três feridos, dois deles politraumatizados, internados no hospital São Francisco Xavier.
Leia Também: PJ confirma nacionalidades das 16 vítimas mortais do Elevador da Glória