Procurar

Capela que ardeu em 2024 em Gondomar reabre no domingo

Menos de um ano depois de ter sido destruída pelos incêndios que consumiram, segundo estimativa da Câmara de Gondomar, cerca de três mil hectares de terreno, a capela da Nossa Senhora d'Aflição, em Melres reabre domingo, foi hoje anunciado.

Capela que ardeu em 2024 em Gondomar reabre no domingo

© Capela Aflição/Facebook

Lusa
04/09/2025 17:14 ‧ há 9 horas por Lusa

Situada em Branzelo, a capela foi destruída pelo incêndio que assolou o concelho entre os dias 15 e 19 de setembro de 2024, optando a Câmara Municipal para recorrer a apoio privado para garantir a sua recuperação, que será assinalada no domingo de manhã, dia em que se celebra a festa anual em honra de Nossa Senhora da Aflição, lê-se no comunicado da autarquia.

 

A recuperação da capela foi possível graças a uma parceria entre a Câmara de Gondomar, o Ismaili Imamat, entidade liderada por Aga Khan, através do Aga Khan Trust for Culture (AKTC), a União de Freguesias de Melres e Medas e a família da proprietária do terreno, representando um investimento de 500 mil euros, sendo que 375 mil euros foram assegurados pelo Ismaili Imamat, acrescenta a nota de imprensa.

Ao município de Gondomar coube prestar apoio técnico na elaboração do projeto e, durante a execução da obra, assegurar o acompanhamento, fiscalização e coordenação de segurança, prossegue o comunicado.

Em articulação com a família proprietária da capela e com a União de Freguesias de Melres e Medas, o município garantiu ainda a reposição do espólio interior do imóvel, nomeadamente o altar, as esculturas sacras e o mobiliário. Embora se trate de um espaço de natureza privada, a capela permanecerá aberta à comunidade, em regime de usufruto público, lê-se ainda.

Leia Também: Em Foz Côa, ardeu uma capela e danificou-se uma primeira habitação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10