O jovem de 26 anos que foi detido, no dia 25 de agosto, por ter violado uma cidadã estrangeira de 21 anos, na zona de Colares, em Sintra, levou a cabo as agressões sob ameaça de uma faca, depois de ter sido rejeitado. Ao fim de alguns dias, bloqueou a vítima na plataforma de encontros Tinder e na rede social Instagram.
O par conheceu-se no Tinder e começou a trocar mensagens através do Instagram, de acordo com o Ministério Público (MP).
“No dia 25 de agosto de 2025, o arguido propôs encontrar-se pessoalmente com a vítima, que aceitou, combinando o encontro junto a um bar em Colares, localidade onde aquela residia temporariamente”, complementou a entidade, num comunicado emitido esta quarta-feira.
O jovem chegou ao local combinado depois das 22h00 e ambos seguiram para um parque na região. De seguida, “o arguido imobilizou o veículo e, de forma repentina, colocou um braço à volta do pescoço da vítima e tentou beijá-la na boca, ao que esta reagiu, negando”.
“Como a ofendida tentou impedir os avanços de cariz sexual, o arguido meteu a mão no compartimento lateral da porta e retirou uma faca, tipo navalha de ponta e mola, exibindo-a. Com receio de que aquele lhe pudesse fazer mal, a vítima acedeu às exigências do arguido, que obrigou a vítima à pratica de atos sexuais”, detalhou o MP.
O jovem levou, depois, a vítima para o local onde se tinham encontrado, antes de se ir embora.
Ao fim de alguns dias, o indivíduo acedeu ao Tinder e ao Instagram e bloqueou a jovem.
A Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da Polícia Judiciária (PJ), que conduziu a investigação, apreendeu a arma usada no crime, na sequência de uma busca domiciliária.
A autoria do crime foi confirmada através da realização de exames biológicos, de acordo com a PJ.
O agressor foi presente a interrogatório judicial, no dia 28 de agosto, tendo ficado sujeito a prisão preventiva, a aguardar colocação de pulseira eletrónica.
O inquérito corre termos no DIAP do Núcleo de Sintra.
Leia Também: Jovem violada em Sintra sob ameaça de arma. Conheceu suspeito em app