Este evento celebra e promove duas das mais emblemáticas iguarias do concelho de Proença-a-Nova, o plangaio e o maranho.
Segundo o município de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, o plangaio e o maranho consumidos no festival serão servidos pelas associações da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira.
O festival arranca no dia 19, com animações de João Carvalho & Diogo da Gaita, o teatro itinerante da Cia Mimabô, "As velhas do Plangaio" e a energia de N'ASA, num concerto de tributo ao rock português.
A noite termina ao som do DJ Kadiv.
No dia seguinte, o evento começa pelas 15:00 com a Fanfarra Bizarra e segue com um 'showcooking' da chef de cozinha, Joana Barrios.
O dia conta ainda com a animação teatral itinerante do Teatro Váatão e, à noite, realiza-se um concerto do músico português Toy.
No último dia de festival, o destaque vai para o grupo de Cavaquinhos do Estreito, o Ateliê de Pão de Trigo e Broa de Milho, realizado por responsáveis da Associação da Póvoa, a fanfarra do Váatão e o concerto de Violas para Voz, terminando com o já tradicional fogo preso a encerrar o evento.
O Festival do Plangaio e do Maranho atrai todos os anos milhares de visitantes para celebrar os sabores e a cultura de Proença-a-Nova, unindo a gastronomia, a música e a tradição.
Leia Também: Festival Jazz ao Centro aposta em parcerias e artistas locais