Dezasseis pessoas ficaram desalojadas devido à queda da fachada lateral de um prédio antigo vizinho, ocorrida na madrugada desta quarta-feira, na rua do Sol à Graça, na freguesia de São Vicente, em Lisboa. No local, Carlos Moedas garantiu que deste incidente não resultou "qualquer vítima, não há qualquer ferido".
O presidente da Câmara de Lisboa, em declarações aos jornalistas, explicou que havia "aqui uma obra que estava a ser realizada, um prédio que cai toda a empena", sendo que "as pessoas não ficaram feridas, nem aconteceu nada, foram encaminhadas, eram turistas".
"Depois, no prédio de baixo, que tem cinco agregados familiares", dois já foram encaminhados para uma solução de alojamento. Moedas vincou que, entre estas, "há uma família que tem um bebé ainda muito pequeno que está a ser acompanhada".
Entretanto, "vamos começar imediatamente uma vistoria do nosso serviço de urbanismo, porque há aqui um inquérito a fazer", com vista a perceber o que ocorreu. Vão apurar "se os problemas são estruturais ou superficiais", "se a obra estava licenciada, quais os papéis que tem, o que é que está a acontecer, porque isto não deveria ter acontecido e não pode acontecer".
Carlos Moedas salientou ainda que a Câmara Municipal "encontrará as soluções necessárias". "Nem que seja num hotel, estas pessoas vão ter um teto temporariamente - mas o mais importante agora é identificar, com os engenheiros, se há algum perigo de as pessoas voltarem para as suas casas", explicou, vincando que "nas próximas horas" deverá haver uma resposta.
Quanto à questão de a rua não se encontrar transitável, o presidente da Câmara de Lisboa explicou que tudo dependerá da vistoria: "Se a vistoria for positiva, no sentido de não haver grandes problemas estruturais, a rua pode ser depois libertada. Se não, nós vamos ter de ter, pelo menos hoje, a rua fechada, para garantir que temos toda a (...) segurança aqui", explicou.
De recordar que a queda da estrutura não causou vítimas, mas os habitantes de prédios vizinhos foram desalojados por as suas casas terem ficado sem condições de habitabilidade.
O edifício antigo que ruiu, pelas 03h00, situa-se na rua do Sol à Graça e estava a ser recuperado.
Neste acidente estiveram 10 elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, apoiados por três viaturas.
[Notícia atualizada às 11h37]
Leia Também: Pelo menos 10 desalojados em Lisboa após queda da fachada de prédio antigo