Procurar

Urgências de Loures estão encerradas devido a problemas informáticos

O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, assegurou que "a atividade com doentes críticos e internados e nos serviços de urgência pediátrica e de ginecologia e obstetrícia mantém-se assegurada".

Urgências de Loures estão encerradas devido a problemas informáticos

© PMC

Carolina Pereira Soares com Lusa
01/09/2025 17:45 ‧ há 1 dia por Carolina Pereira Soares com Lusa

Uma falha num equipamento informático obrigou esta segunda-feira o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, a adiar consultas e cirurgias programadas e a desviar doentes não críticos para os serviços de urgências de outras unidades hospitalares.

 

A informação é avançada pela RTP e foi confirmada ao Notícias ao Minuto pelos Bombeiros Voluntários de Loures e pelos Bombeiros Voluntários de Camarate, que, no entanto, não sabem precisar a origem do problema, que levou ao encerramento destas urgências.

Até ao momento, os bombeiros de Loures dizem já ter redirecionado mais de 10 utentes para outros hospitais da região, nomeadamente as unidades hospitalares de Santa Maria e São José, com "maior incidência" para este primeiro, seguindo as indicações do CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes).

Fonte da Unidade Local de Saúde (ULS) Loures-Odivelas adiantou à Lusa que, na sequência da falha de um equipamento informático e da dificuldade na consulta de processos clínicos, foi necessário ativar o plano de contingência, que implicou o adiamento de consultas programadas.

"Dada a persistência da situação e não tendo sido até ao momento possível resolvê-la na totalidade", foi necessário adiar também as cirurgias programadas para a manhã de terça-feira, mantendo-se as que surgirem em situação de urgência, referiu a mesma fonte.

Além disso, de acordo com a ULS, foi solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) o desvio de doentes não críticos para às urgências de outros hospitais da região, de modo a garantir maior segurança e fluidez no atendimento.

"A atividade com doentes críticos e internados e nos serviços de urgência pediátrica e de ginecologia e obstetrícia mantém-se assegurada", assegurou ainda o hospital, adiantando que as equipas técnicas e clínicas estão a trabalhar de "forma articulada para mitigar e resolver o problema, minimizando os impactos na atividade assistencial".

Toda a atividade que não foi realizada devido à falha informática será reagendada em vagas prioritárias, referiu.

[Notícia atualizada às 17h56]

Leia Também: Sete alimentos recomendados por neurologistas para prevenir demência

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10