Procurar

"Contribuição da diáspora africana para a sociedade deve ser reconhecida"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu hoje o reconhecimento da "contribuição da diáspora africana para a sociedade portuguesa", quando se assinala o Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes.

"Contribuição da diáspora africana para a sociedade deve ser reconhecida"

© Lusa

Lusa
31/08/2025 09:14 ‧ há 1 dia por Lusa

"A contribuição da diáspora africana para a sociedade portuguesa deve ser reconhecida e acompanhada pelo combate a todas as formas de discriminação e violência contra as pessoas afrodescendentes, assinalada também neste dia", indica a nota divulgada pela presidência.

 

Marcelo diz pretender homenagear os afrodescendentes que "revigoram e enriquecem" Portugal.

"Que nos possamos encaminhar no sentido de uma vizinhança fraterna e sem preconceitos, em que vivemos como iguais no sentido de um Portugal mais justo e menos desigual", adianta.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2023, a população afrodescendente representava 6,1% dos residentes em Portugal com idades entre os 18 e os 74 anos e cerca de um terço (31,7%) já tinha sofrido discriminação.

Quase três quartos (72,8%) dos afrodescendentes consideravam existir discriminação em Portugal e mais de metade (55,2%) já tinha testemunhado situações de discriminação.

Dos 462,4 mil afrodescendentes que em 2023 residiam no país, 201,6 mil (2,7%) eram de primeira geração, 238,6 mil (3,1%) de segunda geração e 22,3 mil (0,3%) de terceira geração.

Vida Justa alerta para retrocessos na integração de afrodescendentes

Vida Justa alerta para retrocessos na integração de afrodescendentes

O membro do Movimento Vida Justa Kedy Santos alertou para o retrocesso na integração dos afrodescendentes em Portugal, denunciando questões de identidade, discriminação, barreiras burocráticas e uma visão social retrógrada que afetam a comunidade.

Lusa | 11:48 - 30/08/2025

Proclamado pelas Nações Unidas em 2020, o Dia Internacional dos Afrodescendentes visa a promoção e proteção dos direitos das pessoas de ascendência africana e destacar as suas contribuições para a sociedade, bem como reconhecer a riqueza das culturas africanas e afrodescendentes e reforçar o compromisso com a igualdade, justiça e desenvolvimento para todos os povos de ascendência africana.

Em 17 de dezembro de 2024, a Assembleia-Geral da Nações Unidas aprovou a Segunda Década Internacional para Pessoas de Ascendência Africana, com o tema "Pessoas de ascendência africana: reconhecimento, justiça e desenvolvimento", que se iniciou a 01 de janeiro deste ano e termina a 31 de dezembro de 2034.

Leia Também: "Condolências". Marcelo lamenta morte do almirante Saldanha Lopes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10