A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 64 anos suspeito de ter ateado dois fogos florestais em Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga, a 02 de agosto, informou hoje esta força policial.
O suspeito, desempregado, foi detido fora de flagrante delito, frisou.
Em comunicado, a PJ referiu que testemunhas que circulavam na Estrada Nacional (EN205) aperceberam-se que por volta da meia-noite deflagrou um incêndio na freguesia de Painzela, em Cabeceiras de Basto.
Depois do fogo ser extinto por populares que passavam pelo local começou, de seguida, um segundo incêndio, mas, desta vez, de rápida propagação que não causou danos de maior dimensão por intervenção dos bombeiros, explicou.
Na sequência das diligências, os inspetores da PJ recolheram "um relevante acervo de prova que fundamenta a imputação ao suspeito da autoria dos dois incêndios, presumivelmente iniciados por meio de chama direta".
O local onde os incêndios foram ateados situa-se numa zona com "elevado potencial de propagação a extensas manchas florestais" que criou um grave risco para toda a floresta e habitações, adiantou a PJ.
O detido, com antecedentes criminais pela prática do mesmo crime, vai ser hoje presente a primeiro interrogatório judicial.
Leia Também: Fogo no Douro Internacional deixou pastores sem alimentos para o gado