Procurar

Marcelo aparece na Universidade de Verão (em vez de videoconferência)

O Presidente da República apareceu hoje, de surpresa, presencialmente na Universidade de Verão do PSD, que decorre em Castelo de Vide, Portalegre.

Marcelo aparece na Universidade de Verão (em vez de videoconferência)

© Lusa

Lusa
27/08/2025 15:24 ‧ há 5 horas por Lusa

País

Universidade de Verão do PSD

A participação de Marcelo Rebelo de Sousa estava prevista por videoconferência, e os jornalistas já estavam a ver uma cadeira no Palácio de Belém, quando o Presidente entrou na sala e foi aplaudido pelos alunos.

 

Nas primeiras palavras que dirigiu aos jovens, o chefe de Estado fez questão de explicar porque decidiu, hoje, mudar o formato da sua participação na iniciativa de formação de quadros do PSD, tendo seguido para Castelo de Vide diretamente de um funeral de um bombeiro em Mem Martins (Sintra).

"Esta vinda cá é a última porque eu tenciono depois afastar-me da politica totalmente. Quem foi Presidente da República não pode andar a opinar sobre primeiros-ministros, governos e líderes da oposição", considerou, justificando que não se poderia despedir por videoconferência desta iniciativa, que considerou exemplar.

Marcelo Rebelo de Sousa reiterou que, quando deixar de ser Presidente da República a 09 de março no próximo ano, pretende dar aulas no ensino básico e secundário e participar apenas no Conselho de Estado e em cerimónias oficiais como as do 25 Abril, 05 de outubro ou 10 de junho.

Por outro lado, admitiu que "falar por videoconferência é uma grande chatice, vê-se mal, é-se mal visto, não se tem metade do prazer", dizendo que foi por isso que hoje surpreendeu quer a segurança quer a filha e o neto, a quem já avisou que chegará atrasado a um jantar que tem hoje previsto.

Esta é a 11.ª participação de Marcelo Rebelo de Sousa na Universidade de Verão do PSD, tendo a última sido há dois anos, num jantar-conferência centrado na situação da Ucrânia, naquela que tinha sido a sua única participação presencial nesta iniciativa de formação política desde que foi eleito Presidente da República (em 2016), a que se soma outra em 2022, em vídeo.

Antes, já tinha participado nas edições de 2005, 2006, 2007, 2009, 2010, 2012, 2013 e 2014 e foram muitos os temas de que falou aos jovens alunos.

No final de uma intervenção de cerca de duas horas, com respostas a dez perguntas dos alunos, o Presidente da República saiu quase sem declarações à comunicação social, que o questionou sobre a coincidência desta "aula" em Castelo de Vide com o debate que decorria no parlamento com o primeiro-ministro sobre os incêndios das últimas semanas.

"Não ouvi, mas isto estava marcado antes", justificou.

Marcelo Rebelo de Sousa, que ainda foi cumprimentar alguns elementos da GNR que se encontravam perto do local antes de entrar no carro, reiterou apenas o as saudades que terá da Universidade de Verão do PSD.

"Vou ter muitas saudades, mas as coisas acabam na vida", afirmou, depois de se ter despedido dos alunos dizendo que era "o encerramento de um longo ciclo da sua vida".

[Notícia atualizada às 17h27]

Leia Também: Marcelo promulga diploma que extingue FCT, mas exprime "reservas"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10