O "querido mês de agosto" de tantos portugueses e emigrantes está prestes a terminar e com ele parece querer levar o verão que, oficialmente, só termina a 22 de setembro.
Para quarta-feira, dia 27 de agosto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de céu muito nublado no Norte e Centro, chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte e Centro, sendo mais provável no Minho e Douro Litoral a partir da tarde.
Já o vento vai soprar forte na faixa costeira e terras altas.
Os meteorologistas preveem ainda uma "descida acentuada da temperatura máxima". O valor mais alto deverá ser de 30ºC Castelo Branco e Évora.
No Sul, o céu vai estar pouco nublado ou limpo e o vento vai oscilar entre fraco a moderado (até 30 km/h) de oeste/noroeste, por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca, com rajadas até 60 km/h durante a tarde, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas".
Os termómetros, por sua vez, vão sofrer uma descida, em especial da máxima. Apesar disso, chegarão aos 31ºC em Faro.
Para a Grande Lisboa são esperados "períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira e uma pequena descida de temperatura" (26ºC de máxima e 17ºC de mínima).
Já para o Grande Porto estão previstos "períodos de céu muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco a partir do meio da tarde, vento fraco a moderado (até 30 km/h) de oeste/noroeste e pequena descida de temperatura" (22ºC de máxima e 15ºC de mínima).
Tal como hoje, amanhã a costa portuguesa estará em alerta devido à agitação marítima.
Nos Açores, o céu deverá oscilar entre "muito nublado" e "boas abertas", com temperaturas a rondar os 26ºC de máxima.
Já na Madeira, o céu vai estar "em geral muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde em especial na vertente sul da ilha". Poderá haver ainda "períodos de chuva, tornando-se fraca e pouco frequente a partir da tarde". As temperaturas, por sua vez, vão chegar aos 27ºC de máxima.
Para quinta-feira, 28 de agosto, os meteorologistas esperam um cenário semelhante. O céu vai estar "pouco nublado" por todo o território continental, com previsões de chuva para o distrito de Coimbra.
As temperaturas deverão rondar entre os 29ºC e os 20ºC de máxima.
Nos Açores os termómetros devem subir até aos 29ºC, com céu parcialmente nublado, e na Madeira o céu também estará nublado, mas menos. Já as temperaturas máximas não deverão ir além dos 26ºC nesta região.
Para sexta-feira, 29, e sábado, 30, o IPMA tem previsões idênticas. Céu nublado, com períodos de alguma precipitação em, pelo menos, alguns distritos do país.
Leia Também: "Ondas enérgicas". Dez distritos a 'amarelo' devido à agitação marítima