O Banco de Sangue São João apresentou, esta quarta-feira, 20 de agosto, a nova campanha de sensibilização para a dádiva de sangue com vista a promover a doação regular de sangue e fidelizar novos dadores.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o São João revela a campanha tem também como objetivo "reforçar" que este gesto simples "pode salvar a vida a pessoas que necessitam de transfusões, nomeadamente devido a cirurgias, doença oncológica ou acidentes".
Para ajudar a passar a mensagem, a campanha "Amigos para todas as vidas" conta com "vários pares de amigos, figuras públicas e cidadãos anónimos, profissionais de saúde e atletas, bombeiros e estudantes universitários, que, lado a lado, desafiam o público para o ato solidário de dar sangue com regularidade". A mensagem é clara "Damos sangue juntos. Salvamos vidas juntos".
Ao todo são mais de 60 os "heróis" que participam na campanha. Entre os rostos mais conhecidos estão, por exemplo, o apresentador de televisão Jorge Gabriel, a escritora Mariana Jones, a criadora de conteúdos digitais Mariana Machado, que faz par com o padre Antonino de Sousa, o ator Pedro Lamares e o músico Miguel Araújo, assim como os jogadores do FC Porto, Samu e Rodrigo Mora, a cronista e ilustradora Clara Não e o músico Miguel Correia.
"Dádiva de sangue é um ato de amizade"
"A campanha pretende lembrar que a dádiva de sangue é um ato de amizade e de compromisso com a vida. Ao dar sangue, tornamo-nos amigos de pessoas que talvez nunca venhamos a conhecer, mas a quem damos a possibilidade de viver", explicou Sofia Maia Teixeira, médica do Banco de Sangue São João, na nota enviada ao Notícias ao Minuto.
Os três municípios que integram a Unidade Local de Saúde São João (Porto, Maia e Valongo) juntam-se a esta campanha inédita, que pode ser vista em vários pontos destes três concelhos.
O Banco de Sangue São João está aberto todos os dias, incluindo fins de semana e feriados. Para mais informações, pode aceder ao site oficial da ULS São João ou descarregar a aplicação MySãoJoão.
Recorde-se que cada dádiva de sangue pode salvar até três vidas, pois o sangue é separado em componentes como glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas, que podem ser usados em diferentes utentes.
Leia Também: Federação de dadores de sangue critica oferta de estadias a jovens