O fogo começou às 16h00 de domingo, em Frechas e Valverde da Gestosa, concelho de Mirandela, mas alastrou-se, segunda-feira, aos concelhos de Vila Flor e também de Alfândega da Fé, todos no distrito de Bragança.
Segundo o comandante sub-regional de Trás-os-Montes, Noel Afonso, o concelho que agora inspira mais preocupação é o de Vila Flor, com uma frente ativa em Vale Frechoso, aldeia que segunda-feira estava na mira do fogo.
Quanto a Santa Comba da Vilariça, a localidade que fica a sete quilómetros de Vale Frechoso, e que durante a noite foi bastante fustigada pelo fogo, as coisas estão "controladas".
No concelho de Alfândega da Fé, mais concretamente Vilares da Vilariça, que esteve rodeada pelas chamas, também o incêndio foi apagado.
O comandante esclareceu à Lusa que não ardeu nenhuma habitação, apenas "alguns anexos" e "uma casa devoluta".
Foi uma noite de "muito trabalho", com vento "muito forte", que foi o "grande potenciador" do incêndio, mas agora as coisas estão "mais calmas", de acordo com Noel Afonso.
"Foi bastante reforçado o teatro de operações, ontem [segunda-feira] ao final da tarde e à noite", disse.
Há apenas a registar um bombeiro com ferimentos ligeiros, que foi transportado para o hospital de Mirandela.
Às 11:00 estavam no terreno mais de 300 operacionais, apoiados por três meios aéreos, um helicóptero Kamov e dois Fireboss.
Segundo a GNR, estão cortadas duas estradas, o IP2 entre o nó de Bornes e o nó de Lodões e a Estrada Nacional 214, entre Vale Frechoso e Benlhevai.
O município de Vila Flor disse hoje, na sua página oficial do Facebook, que o incêndio "atingiu várias localidades -- Macedinho, Trindade, Valbom, Benlhevai, Vale Frechoso, Santa Comba de Vilariça, Assares e Lodões -- deixando para trás uma vasta área ardida e culturas destruídas, património e memórias que o fogo consumiu".
"Nos próximos dias será realizado um levantamento e avaliação dos prejuízos causados, de forma a apoiar e encontrar soluções para as famílias e agricultores que tanto perderam", pode ler-se.
O município agradeceu ainda "a ajuda incansável das populações".
Leia Também: Alargado prazo para proposta sobre substituição urgente do SIRESP