As autoridades levaram a cabo, no dia 14 de agosto, em Rio de Mouro, Sintra, uma operação de fiscalização com o objetivo de salvaguardar o bem-estar animal e garantir o cumprimento da legislação aplicável, revelou a Polícia de Segurança Pública (PSP), num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
De acordo com os agentes, no decurso da ação, foram detetados cinco cães alojados "em construções abarracadas, sem quaisquer condições de higiene, segurança e salubridade".
Revela ainda a PSP que os animais encontravam-se "privados de acesso a abrigo adequado, água potável e alimentação em condições adequadas, evidenciando claros indícios de maus-tratos a animais de companhia", crime previsto e punido pela legislação penal portuguesa.
Perante a gravidade da situação, os animais foram de imediato recolhidos e entregues aos serviços competentes para avaliação veterinária e proteção.
Na sequência da retirada dos animais, a Câmara Municipal, que também participou na ação através do Gabinete de Saúde Pública, Segurança Alimentar e Médico Veterinário e Polícia Municipal de Sintra, procedeu à demolição das construções ilegais e à limpeza do espaço público.
Leia Também: "Milagre". Pedro perdeu tudo no fogo mas conseguiu salvar os animais