A informação foi adiantada pelo secretário de Estado da Proteção Civil, durante uma visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e da ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, à sede da ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide.
Decorrente da ativação do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, a Suécia vai "fazer chegar uma parelha de Fire Boss durante os próximos dias", sinalizou o secretário de Estado, detalhando que os meios deverão chegar no domingo.
"Na segunda-feira estará em condições de colaborar no combate aos incêndios", acrescentou.
Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil com pedido de apoio de quatro aviões Canadair de combate aos incêndios, anunciou hoje o comandante nacional da proteção civil, Mário Silvestre.
Mário Silvestre disse que Portugal será o sétimo país a ativar o mecanismo europeu.
Rui Rocha recordou ainda que "desde o início dos incêndios, Portugal tem beneficiado de ajuda externa", nomeadamente através do acordo transfronteiriço com Espanha, bem como do acordo bilateral com Marrocos, que permitiu o empréstimo de dois aviões Canadair, cuja permanência em Portugal foi prolongada até à próxima segunda-feira.
Esta decisão de recorrer a ajuda externa, através dos acordos bilaterais, antes de acionar o mecanismo europeu ocorreu, explicou, porque o Governo não é "alheio à situação internacional que se vive e, sobretudo, os países que mais contribuem para este mecanismo, estão também muito pressionados pelos incêndios, como a França, a Espanha e a Itália".
[Notícia atualizada às 18h11]
Leia Também: AO MINUTO: Ex-autarca morre em incêndio; Suécia envia Fire Boss