Procurar

GNR multa por pesca ilegal na Reserva Natural das Berlengas

A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR apreendeu 68 covos de pesca e levantou quatro contraordenações pela colocação de artes de pesca ilegais na Reserva Natural das Berlengas, ao largo de Peniche, no distrito de Leiria.

GNR multa por pesca ilegal na Reserva Natural das Berlengas

© Reuters

Lusa
23/07/2025 10:28 ‧ há 2 meses por Lusa

Numa operação realizada nos últimos dias, a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, através do Grupo de Guarda Costeira e do Grupo de Vigilância e Apoio, foram apreendidos 68 covos de pesca e uma arte de palangre, revelou hoje a GNR em comunicado.

 

"Esta operação destaca o contributo da guarda para a preservação da biodiversidade marinha e a salvaguarda dos ecossistemas costeiros, alinhando-se com os objetivos da Estratégia Europeia para áreas marinhas protegidas 2020-2030 e os compromissos nacionais de conservação ambiental", refere a GNR.

Na operação, foram empenhados meios do Grupo da Guarda Costeira, com duas embarcações, diversas equipas dos Núcleos de Proteção Ambiental de Lisboa, Figueira da Foz e Sines e do Grupo de Vigilância e Apoio.

A ação foi realizada em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Direção-Geral de Política do Mar.

O arquipélago foi classificado em 2011 como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), tem estatuto de reserva natural desde 1981, é Sítio da Rede Natura 2000 desde 1997 e foi classificado como Zona de Proteção Especial para as Aves Selvagens em 1999.

Destaca-se pela sua biodiversidade, com habitats costeiros e subaquáticos, espécies endémicas raras (como a 'Armeria berlengensis') e populações de aves marinhas protegidas como o airo, a cagarra e o corvo-marinho-de-crista.

Leia Também: Mulher hospitalizada após fraturar as pernas em queda nas Berlengas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10