Portugal perito em conduzir sob duplo efeito de álcool e droga

Os portugueses arrecadam a medalha de bronze a nível europeu quando se trata de consumir álcool e droga simultaneamente, e isto enquanto conduzem, sendo a canábis a substância mais popular entre os automobilistas que morreram em virtude de acidentes de viação.

Operação Baco: 375 condutores com excesso de álcool

© LUSA

Notícias ao Minuto
13/12/2012 09:45 ‧ 13/12/2012 por Notícias ao Minuto

País

Relatório

Os condutores portugueses posicionam-se na terceira posição da Europa, relativamente aos países cujos automobilistas conduzem sob o efeito de álcool e droga em simultâneo, registando no ano passado uma prevalência de 0,42%. Refira-se que a média europeia se fixa em 0,37%.

A substância preferida neste contexto é a canábis, indica também o relatório de 2011 sobre droga e toxicodependência, analisado pelo Jornal de Notícias, acrescentando que os jovens do sexo masculino são aqueles que mais recorrem a este ‘cocktail’ ao mesmo tempo que se sentam ao volante de um carro.

Por outro lado, se a incidência se reportar à combinação de substâncias psicoactivas sem álcool à mistura, a taxa portuguesa desce para os 0,23%, abaixo da média verificada nos restantes 13 países europeus que participaram no estudo: 0,29%.

Por outro lado, no ano passado observou-se um decréscimo substancial de mortes causadas por este factor nas estradas portuguesas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas