Camião destrói casa de família portuguesa na Costa Rica. "Devastados"

Um camião que carregava asfalto colidiu com a casa e o carro de uma família portuguesa, que vive há anos, na Costa Rica. Acidente destruiu totalmente o veículo e cerca de 90% da moradia. Idosos estão devastados.

Cartago, Costa Rica

© Shutterstock

Natacha Nunes Costa
22/07/2025 10:47 ‧ há 8 horas por Natacha Nunes Costa

País

Costa Rica

Uma noite aparentemente tranquila terminou em tragédia para uma família portuguesa que vive há vários anos em Cartago, na Costa Rica, revela o canal local Teletica.

 

Um camião carregado com asfalto, despistou-se e embateu violentamente na residência dos idosos portugueses,  pelas 23 horas de domingo, quando estes se preparavam para dormir.

O acidente destruiu grande parte do muro que circundava a casa, o jardim, a garagem e o veículo do casal, assim como causou danos estruturais à moradia.

Além disso, o asfalto, que o camião carregava  - e que estava quente -  espalhou-se pelo quintal e pelo telhado da propriedade, afetando diversas partes da casa.

Apesar da destruição, os dois idosos não ficaram feridos no acidente. Tiveram de ser assistidos na Cruz Vermelha, mas apenas devido ao choque.

A família garante que, além de ter perdido o carro, a casa ficou inabitável e espera que a empresa proprietária do camião assuma a responsabilidade pelos danos.

Ao mesmo meio de comunicação social da Costa Rica, o advogado da família confirmou que já iniciaram "processos e discussões legais" com a empresa, com o objetivo de chegar a "um acordo dentro dos limites da lei".

A comunidade local, por sua vez, também expressou preocupação com a passagem frequente de camiões pesados por aquela rota, aparentemente usados para evitar a balança de pesagem de Taras e Ochomogo.

Os vizinhos do casal afetado pelo acidente recordam até que esta não é a primeira vez que um acidente desse tipo ocorre no local, embora nunca tenha tido consequências tão graves.

As autoridades estão agora a investigar as causas do acidente.

"Estão fisicamente bem, mas emocionalmente devastados"

Com o acidente, a família, que se dedica à agricultura, viu o trabalho de uma vida inteira desaparecer em segundos.

À Teletica, um dos filhos do casal, Juan, contou que os pais "estão fisicamente bem, mas emocionalmente devastados", uma vez que "não é fácil ver a casa e o carro destruídos".

"Os meus pais preparavam-se para ir dormir quando o camião bateu na casa deles, destruindo 90% do prédio. Também atingiu o carro do meu pai, que foi perda total", contou, acrescentando que "foi um susto enorme" mas, "graças a Deus, não há vidas a lamentar".

Apesar disso, Juan emociona-se com as "perdas significativas" dos progenitores, lembrando, tal como os vizinhos fizeram, que "não é a primeira" vez que algo semelhante acontece.

"Esses camiões passam por esta estrada muitas vezes sobrecarregados. Hoje foi a nossa casa, amanhã pode ser uma vida", alertou.

A presença de portugueses em Cartago, na Costa Rica, é modesta, como na maioria das cidades fora da capital do país. É em San José que existe uma comunidade portuguesa maior. No entanto, o casal atingido por esta tragédia vivia há vários anos na cidade costariquenha, localizada aproximadamente a 25 quilómetros a leste da capital e aos pés do vulcão Irazú.

Uma das principais atividades da região é a agricultura, setor onde trabalhava o casal de idosos.

Os principais produtos produzidos pela região são batatas, cebolas, leite e orquídeas. Estes produtos representam mais de 90% da economia da cidade.

Leia Também: Colisão na A25 em Reigoso faz um morto e um ferido. Estrada cortada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas