Procurar

Santa Maria. Troca de diretor "nada tem a ver" com caso na dermatologia

O presidente do Hospital Santa Maria explicou hoje que a substituição do diretor clínico não está relacionada com o caso do dermatologista que terá recebido milhares de euros por trabalho adicional, adiantando que não há processos disciplinares a decorrer.

Santa Maria. Troca de diretor "nada tem a ver" com caso na dermatologia

© GlobalImagens

Lusa
17/07/2025 14:26 ‧ há 3 meses por Lusa

"Esta decisão nada tem a ver com os processos de dermatologia. Nada tem a ver. É demais dizer que das seis auditorias [internas], quatro foram pedidas ao diretor clínico para as coordenar. Se existisse alguma dúvida ou alguma suspeita, não iria incumbir o diretor clínico de o fazer", disse Carlos Martins.

 

O presidente da administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Santa Maria falava aos jornalistas após se reunir esta manhã com o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, nas instalações do hospital, em Lisboa.

Carlos Martins realçou que Rui Tato Marinho manter-se-á "em plenitude de funções, enquanto não for substituído" e que a substituição tem que ver com uma estratégia de gestão.

"Tem que ver com uma visão e uma estratégia e tem que ver com uma prerrogativa que é minha: decidir quem está e quem sai em determinado momento", sustentou.

Alterações na administração da ULS Santa Maria incluem saídas de diretores clínicos

Alterações na administração da ULS Santa Maria incluem saídas de diretores clínicos

A administração da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM) anunciou hoje alterações na sua composição, que passam pelas saídas dos atuais diretores clínicos para os cuidados hospitalares e de saúde primários.

Lusa | 17:20 - 10/07/2025

Na segunda-feira, Rui Tato Marinho afirmou que iria continuar a desempenhar o cargo, desconhecendo que esteja a decorrer um procedimento legal para a sua substituição, depois de na semana passada a administração da unidade de saúde ter anunciado alterações na sua composição, que passariam pela saída do diretor clínico.

Diretor clínico do Santa Maria diz que não foi demitido.

Diretor clínico do Santa Maria diz que não foi demitido. "Desconheço"

Na quinta-feira, a administração da unidade de saúde, presidida por Carlos Martins, anunciou alterações na sua composição, que passariam pela saída de Rui Tato Marinho, mas também da diretora clínica para os cuidados de saúde primários.

Lusa | 21:12 - 14/07/2025

Segundo a ULS Santa Maria, as alterações passariam pela saída da diretora clínica, Eunice Carrapiço, para os cuidados de saúde primários.

O presidente do Hospital Santa Maria clarificou que Eunice Carrapiço "não foi afastada, nem demitida".

"Está de baixa desde o dia 12 de fevereiro até ao final do ano. A existir algo, será em regime de substituição, algo que está acordado com a própria, não só em termos verbais, como em termos formais. Quando for entendido (...) existirá alguém a exercer as funções de diretor clínico da área dos cuidados de saúde primários em regime de substituição", vincou.

Carlos Martins recordou que as auditorias ao serviço de dermatologia estão concluídas e que "as conclusões serão entregues a quem de direito", ressalvando que "não há neste momento nenhum processo, nem disciplinar nem outro, nem processo de crime a decorrer".

Leia Também: "Ordem está preocupada com o que está a acontecer no Santa Maria"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10