U.Porto confirma buscas da PJ em processo no qual "estaria a ser vítima"

A Universidade do Porto (U.Porto) avançou hoje que a presença da Polícia Judiciária (PJ) nas suas instalações está relacionada com um processo de cartelização por aquisição de material informático, do qual esta instituição "estaria a ser vítima".

Universidade do Porto

© Shutterstock

Lusa
08/07/2025 11:18 ‧ há 6 horas por Lusa

País

Buscas

 "A Universidade do Porto recebeu hoje uma equipa de inspetores da Polícia Judiciária, a qual se encontra a recolher informação no âmbito da investigação de um processo de cartelização relacionado com a aquisição de material informático, do qual a U.Porto estaria a ser vítima", lê-se no comunicado enviado à agência Lusa.

 

A U.Porto acrescenta que "a referida investigação terá sido iniciada pela Procuradoria Europeia e envolverá a realização de buscas em todo o pais, junto de várias entidades públicas e privadas", e avança que, caso se justifique, se constituirá como assistente no processo.

"A Universidade do Porto está a colaborar ativamente com o trabalho das autoridades e absolutamente empenhada no total esclarecimento de todos os factos relacionados com este processo, admitindo constituir-se como assistente no processo caso venham a ser deduzidas acusações contra algum dos seus funcionários", refere.

A PJ está hoje a realizar buscas na U.Porto e no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no âmbito de um mesmo processo, confirmou à Lusa fonte daquela força policial.

PJ faz buscas na Universidade do Porto por suspeitas de corrupção

PJ faz buscas na Universidade do Porto por suspeitas de corrupção

Buscas decorrem esta manhã.

Notícias ao Minuto | 09:21 - 08/07/2025

Segundo a CNN Portugal, no caso da Universidade do Porto há suspeitas de corrupção e fraude na obtenção de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) relacionados com a aquisição de sistemas informáticos, num esquema que terá lesado o Estado e a União Europeia em dezenas de milhões de euros.

Os polos industriais que vendem os serviços de 'software' e 'hardware' estão localizados na Grande Lisboa e, segundo a estação televisiva, foram hoje também alvo de buscas pela PJ.

Em comunicado remetido à Lusa, o INEM confirmou "a presença da Polícia Judiciária nas instalações do Instituto em Lisboa, no âmbito de um processo de investigação que envolve outras entidades".

"O INEM encontra-se, naturalmente, a colaborar com as autoridades, disponibilizando toda a informação solicitada", conclui.

Leia Também: PJ faz buscas na Universidade do Porto por suspeitas de corrupção

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas