Enquanto a maioria do país se debatia com alertas laranjas e forte calor, mais a Norte do país havia várias localidades onde o cenário era bem diferente.
Em Mirandela, viveram-se momentos de terror, com uma tempestade repentina marcada por fortes ventos e muita chuva. Durou apenas 15 minutos - mas terá sido suficiente para deixar a sua marca por ponde passou.
O relato do sucedido tem sido feito através das redes sociais, como o Facebook, onde se reporta que, pelas 18 horas desta terça-feira, dia 1 de julho, uma trovoada, com queda de granizo e sobretudo rajadas de vento muito fortes afetaram as localidades de Carvalhais, Vila Nova das Patas, Contins, Vilar de Ledra e Vale Pereiro (Mascarenhas).
Segundo a Rádio Quente FM, a tempestade durou apenas "15 minutos, o suficiente para causar danos consideráveis".
"Levantou em Vale Pereiro um telhado sanduíche e veio partir quatro telhados, um deles o meu. Graças a Deus ninguém ficou ferido", reporta uma internauta no Facebook, onde muitas imagens do rasto de destruição têm sido partilhadas.
O presidente da Junta de Freguesia de Carvalhais, Nélson Teixeira, em declarações a este órgão de comunicação local, disse que "foram identificadas mais de uma dezena de casas com danos significativos nos telhados, árvores caídas e postes tombados pela força do vento". O autarca fez saber, ainda, que a aldeia de Vila de Ledra ficou "sem energia elétrica”.
Temperaturas (demasiado) elevadas em Portugal
Portugal, à semelhança do que se passa um pouco por todo o sul da Europa, tem vivido dias de intenso calor. As temperaturas altas, que assolam o país desde o fim de semana, devem ainda permanecer durante os próximos dias.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), alguns distritos de Portugal continental estarão sob aviso laranja até às 18h00 desta quarta-feira, 2 de julho, devido aos "valores muito elevados da temperatura máxima".
Apesar do calor extremo, a tempestade em Mirandela não é única. No fim de semana, por exemplo, houve relatos de incêndios, mas também de fenómenos meteorológicos de instabilidade, como aguaceiros e ventos fortes, trovoadas e queda de granizo.
Em Castelo Branco, nas povoações de Almaceda e Padrão, esteve ativo um incêndio. Já noutras regiões do distrito foi registada "alguma precipitação e trovoada".
Fenómeno raro avistado em praias da zona centro e Norte
Segundo detalha o Meteo Trás os Montes, uma zona litoral norte do país - as praias entre Póvoa de Varzim, Vila do Conde e até a Figueira da Foz -, foi apanhada de surpresa por um fenómeno atmosférico raro.
A explicação para o sucedido surge pela mesma página de conteúdos sobre o clima e o ambiente, que refere que o fenómeno em causa é conhecido como nuvem-rolo (ou 'roll cloud').
Este tipo de nuvem apresenta uma forma longa e tubular, movendo-se horizontalmente, como se estivesse a “rolar” sobre o oceano. O fenómeno é extremamente raro, sobretudo em Portugal, mas não é perigoso. Este forma-se quando o ar quente bate de frente com ar frio e, em vez de subir, expande-se horizontalmente.
Leia Também: Nuvem-rolo. Que fenómeno raro é este que passou por Portugal?