Advogado quer provar que Estado impediu Sócrates de ter julgamento justo

Na primeira fase, o TEDH terá de decidir a admissibilidade da queixa apresentada contra o Estado português, decisão que deverá ser conhecida "entre três a seis meses", avançou Christophe Marchand.

advogado belga Christophe Marchand

© Getty Imagens

Lusa
01/07/2025 15:16 ‧ há 6 horas por Lusa

País

José Sócrates

O advogado de José Sócrates quer comprovar que o direito do ex-primeiro-ministro a um julgamento justo foi violado no processo Operação Marquês e que a admissibilidade da ação contra Portugal será conhecida no máximo em seis meses.

 

"A razão para fazer isto: queremos pedir [ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH)] que averigue se um Estado, Portugal neste caso, violou o direito a um julgamento justo a José Sócrates", disse Christophe Marchand, em conferência de imprensa com o antigo primeiro-ministro português.

Na primeira fase, o TEDH terá de decidir a admissibilidade da queixa apresentada contra o Estado português, decisão que deverá ser conhecida "entre três a seis meses", avançou Christophe Marchand.

Caso a queixa seja admitida, a decisão do tribunal poderá demorar até um ano e meio, mas, explicou o advogado, se se comprovar que o Estado português falhou no cumprimento do "direito a providenciar um julgamento justo", então "todos os órgãos serão responsáveis".

Leia Também: "Se houver julgamento, eu vou. Mas pode ser que não haja", diz Sócrates

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas