O PSD, o maior grupo parlamentar da Assembleia da República, tem direito a sete presidências de Comissões, incluindo à primeira, Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias.
De acordo com fonte da direção do grupo parlamentar do PSD, o deputado Miguel Santos, que na anterior legislatura presidia à Comissão de Economia, será o presidente da Comissão de Infraestruturas, Mobilidade e Habitação.
O deputado e secretário-geral do PSD Paulo Cavaleiro vai presidir à Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto (cuja presidência pertencia ao PS na XVI legislatura), Maurício Marques à de Agricultura e Pescas e Hugo Oliveira à de Ambiente e Energia, que tinha na presidência na anterior legislatura o social-democrata Salvador Malheiro, que assumiu o cargo de secretário de Estado das Pescas e do Mar no XXV Governo Constitucional.
Já José Cesário regressou ao parlamento depois de ter sido secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no primeiro executivo PSD/CDS-PP liderado por Luís Montenegro, cargo ocupado no atual Governo por Emídio Sousa, e irá assumir a presidência da Comissão de Negócios Estrangeiros, exercida na anterior legislatura pelo socialista Sérgio Sousa Pinto, que deixou o parlamento.
O Chega vai assumir as presidências de quatro comissões parlamentares (Defesa Nacional, Educação, Orçamento e de Transparência), tal como o PS (Assuntos Europeus; Economia e Coesão Territorial; Saúde; e Trabalho, Segurança Social e Inclusão).
Leia Também: Dirigente da comunidade portuguesa no Brasil lamenta saída de José Cesário