Procurar

Adesão à União Europeia "foi segundo 25 de Abril" e "escolha certa"

A comemoração evocativa da assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à União Europeia decorreu durante a manhã desta quinta-feira, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Adesão à União Europeia "foi segundo 25 de Abril" e "escolha certa"

© Lusa

Notícias ao Minuto com Lusa
12/06/2025 10:06 ‧ há 4 meses por Notícias ao Minuto com Lusa

Portugal comemora, esta quinta-feira, a assinatura do Tratado de Adesão às Comunidades Europeias. Há 40 anos, o tratado era assinado por Mário Soares, altura primeiro-ministro, tendo o país entrado oficialmente na União Europeia no dia 1 de janeiro de 1986.

 

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, destacou que a adesão do país à União Europeia "foi uma escolha certa" e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que, "decorridos estes anos", valeu a pena - notando também que "a principal conquista comunitária chama-se paz".

A cerimónia contou ainda com as intervenções do antigo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, que classificou a adesão à UE como um "segundo 25 de Abril" e do presidente do Conselho Europeu, António Costa que afirmou que Portugal "é hoje um país com uma economia mais aberta à Europa".

Na cerimónia foi assinada a Declaração de Lisboa que "reafirma a vocação europeia de Portugal e o contributo português para o aprofundamento da União".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10