No último 10 de Junho, Marcelo uniu-se a Lídia Jorge e elogiou "mistura"

Reveja aqui o acompanhamento AO MINUTO da cerimónia do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Em Lagos, Marcelo Rebelo de Sousa fez o último discurso, nesta data, como Presidente da República.

Presidente da República ; Marcelo Rebelo de Sousa ; 10 de junho ; Dia de Portugal

© Miguel Figueiredo Lopes / Presidência da República

Notícias ao Minuto com Lusa
10/06/2025 09:32 ‧ 10/06/2025 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

10 de Junho

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi celebrado em Lagos, no Algarve, esta terça-feira com uma cerimónia militar em que Marcelo Rebelo de Sousa fez o décimo e último discurso como Presidente da República no 10 de Junho.

 

A cerimónia teve início 11h00, na Avenida dos Descobrimentos. Além do Presidente, interveio a escritora e conselheira de Estado Lídia Jorge, natural de Loulé, no Algarve, que presidiu à comissão organizadora destas comemorações.

 Lídia Jorge alertou contra a possibilidade de loucos atingirem o poder e contra "a fúria revisionista que assalta pelos extremos", num discurso em que condenou o racismo, a escravatura e a cultura da mediocridade. "Aqui não há sangue puro", declarou ainda.

Já no seu discurso, o Presidente da República descreveu os portugueses como uma "mistura" de povos vindos de todas as partes ao longo de séculos e defendeu que ninguém se pode dizer "mais puro" ou "mais português". 

Destaques

Em direto

Em direto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas