Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Em dois anos, 69 bebés ficaram retidos no Amadora-Sintra

Todos os anos, dezenas de recém-nascidos ficam retidos nos hospitais portugueses por as famílias não terem condições de os acolher. Após vários dias ou meses de espera, a que se segue uma decisão do tribunal, as crianças são encaminhadas para instituições ou levadas por familiares, noticia o semanário Sol.

Em dois anos, 69 bebés ficaram retidos no Amadora-Sintra
Notícias ao Minuto

17:34 - 22/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Hospital

Entre 2011 e 2013, 69 bebés nascidos no hospital Amadora-Sintra ficaram retidos no hospital durante vários dias ou até meses. Os dados são do relatório do serviço social da instituição.

Ao contrário do que é habitual, estes bebés não foram para casa com as respetivas famílias, após terem alta clínica, por não se considerar que estas tivessem condições para os acolher, segundo o semanário Sol. Deste total, 38 acabaram por ser institucionalizados. Um terço dos mesmos foi encaminhado para instituições na companhia da mãe.

A decisão nem sempre é tomada pelos pais das crianças – que chegam mesmo a colocar alguns entraves –, mas pelo tribunal e pela comissão de menores, que encaram como perigosa a ida do bebé para casa, quer por falta de condições financeiras dos familiares, quer por negligência, competências parentais ou problemas de toxicodependência.

Como contou a diretora do Serviço Social do Hospital Amadora- Sintra, “às vezes estes bebés nem têm casa para ir”. “São famílias disfuncionais onde não há apenas um problema. A retenção temporária serve para o tribunal avaliar a situação e ver se há condições para irem para casa ou para a família alargada”, explicou Adélia Gomes.

Apesar de serem raros, há inclusivamente casos de mulheres que se recusam a levar os filhos para casa e que os dão para adoção. No ano passado, no Amadora-Sintra registaram-se quatros casos destes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório