Procurar

UBI vai ajudar a formar 1.200 engenheiros na China

A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, estabeleceu uma parceria com a JiaXing University que visa formar 1.200 engenheiros eletromecânicos e mecânicos para a China nos próximos dez anos.

UBI vai ajudar a formar 1.200 engenheiros na China

© Global Imagens/Artur Machado

Lusa
23/05/2025 10:10 ‧ há 3 meses por Lusa

O acordo, aprovado pelo Ministério Chinês da Educação, vai permitir às duas instituições promoverem conjuntamente graduações nas áreas da mecânica, fabricação e automação.

 

As formações atribuem aos estudantes uma dupla titulação entre os cursos da China e da UBI, na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

"Desta forma, os futuros engenheiros ficarão com um diploma de cada país, em simultâneo", informou a instituição de ensino superior portuguesa, em comunicado enviado à agência Lusa.

A UBI considerou que esta é uma colaboração "de grande impacto" e que coloca a instituição da Covilhã "como parceira de uma universidade situada na região económica de Hangzhou, caracterizada por ser uma das mais poderosas do país asiático".

Segundo a UBI, a ligação resulta do trabalho que tem sido feito para robustecer as suas parcerias internacionais e, em especial, com a Universidade de JiaXing.

"O acordo recentemente aprovado pelo Governo chinês é o corolário de um diálogo que incluiu visitas exploratórias nos dois sentidos", acrescentou a Universidade da Beira Interior.

Uma delegação de professores chineses deslocou-se à Covilhã em 2024 e docentes da UBI visitaram a universidade chinesa "para apresentação das metodologias inovadoras do ensino da engenharia" que poderiam ser partilhadas com os parceiros chineses, além de darem a conhecer projetos de investigação científica em curso na academia.

Leia Também: Bruno Sousa Costa é o candidato do PSD/CDS em São Brás de Alportel

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10