Um homem de 69 anos foi detido, na segunda-feira, por um incêndio florestal no concelho de Vila Nova de Foz Côa, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Em comunicado, o Comando Territorial da Guarda adianta que os elementos do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Pinhel se deslocaram à localidade de Castelo Melhor naquele dia, após um alerta a dar conta de um incêndio.
No decorrer das diligências, apurou-se que o fogo teve origem numa queima de sobrantes, previamente autorizada, "mas sem que tivessem sido adotadas as devidas medidas de segurança". Essa queima descontrolou-se, "alastrando-se para o terreno adjacente e provocando a destruição de cerca de 0,5 hectares de mato rasteiro, motivo que levou à detenção do suspeito por incêndio florestal".
O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Foz Côa.
A GNR reforça que a "proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais" continua a ser uma das suas prioridades, "sustentada numa atuação preventiva e num esforço de patrulhamento nas áreas florestais".
Leia Também: Incêndio destrói parte da estrutura de apoio da Associação Náutica da Torreira