De acordo com o comunicado da associação sindical hoje divulgado, a ASPP/PSP, "em reunião de direção, decidiu agendar uma concentração em frente à residência oficial do primeiro-ministro, dia 17 de junho de 2025, a partir das 17:30".
"Isto, caso até dia 31 de maio de 2025 não seja emanado o despacho interministerial Ministério da Administração Interna/Ministério das Finanças (MAI/MF) e respetiva lista de saída dos profissionais para a pré-aposentação referente ao corrente ano (2025)", adianta ainda o comunicado.
Em janeiro, a ASPP/PSP já tinha desconvocado uma concentração frente ao MAI, marcada para protestar contra o atraso na publicação de um despacho governamental a autorizar a passagem à pré-reforma de 500 elementos da PSP, referente ao ano de 2024, entretanto publicado.
Na altura, a associação sindical já tinha alertado que voltaria a marcar um protesto semelhante se até final de maio não fosse conhecida a lista de pré-aposentações autorizadas para 2025.
O número de polícias que vão passar à pré-aposentação é fixado de acordo com a disponibilidade, tendo em conta as necessidades operacionais e admissão de novos elementos, daí ser fixado anualmente por proposta do diretor nacional da PSP.
Leia Também: PSP desmantela alegado ponto de tráfico de droga na ilha de São Jorge