Procurar

Tartaruga Vénus regressa ao mar após "meses de recuperação" no Zoomarine

Tartaruga foi encontrada por um pescador no dia 27 de dezembro.

Tartaruga Vénus regressa ao mar após "meses de recuperação" no Zoomarine Tartaruga Vénus regressa ao mar após "meses de recuperação" no Zoomarine
Anterior Seguinte
Galeria

5 Fotos

© Lift Communication

Notícias ao Minuto
14/05/2025 17:17 ‧ há 4 meses por Notícias ao Minuto

Vénus, um exemplar da espécie 'caretta caretta' - tartaruga comum - foi devolvida, esta quarta-feira, ao mar, após vários meses de reabilitação no Porto d'Abrigo do Zoomarine, no Algarve.

 

De acordo com um comunicado, a tartaruga Vénus, nome dado em homenagem à deusa do amor e da beleza, "foi encontrada a flutuar, debilitada, ao largo do cabo de Sines, no dia 27 de dezembro, por um pescador que, prontamente, alertou a equipa da Rede de Arrojamentos do Alentejo (ARROJAL)".

O animal foi depois transportado para o Porto d'Abrigo do Zoomarine, "onde foi acolhida e assistida por uma equipa de veterinários".

A mesma nota explica que Vénus "apresentava alterações a nível sanguíneo e pulmonar" e que, depois, de receber tratamento e ter recuperado, a tartaruga "já estava em condições de regressar ao seu habitat natural".

"Foi submetida a exames clínicos detalhados, e definido um plano de tratamento. A resposta foi positiva e gradual, o que nos permitiu prepará-la com segurança para este regresso ao mar. Cada devolução é um momento de grande significado para toda a equipa", afirmou a enfermeira veterinária responsável do Porto d'Abrigo do Zoomarine, Antonieta Nunes.

A operação de devolver a tartaruga ao mar ocorreu em "alto mar, a 12 milhas náuticas da costa", tendo sido transportada pelo NRP Cassiopeia da Marinha Portuguesa.

Veja a galeria acima.

Leia Também: Tartaruga centenária é mãe pela primeira vez. Eis as imagens das 4 crias

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10